Aprovada por unanimidade, a sessão será realizada no Plenário Lizete Conde Rios Cavalcante, com início às 18h. Na ocasião, serão destacadas as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, que tratam da prevenção dessas duas doenças.
São Mateus – Por requerimento da vereadora Preta do Nascimento e do vereador Gilton Gomes, a Câmara Municipal de São Mateus realizará uma sessão solene no próximo dia 31, a fim de tratar da prevenção dos cânceres de mama e de próstata. Aprovada por unanimidade, a sessão será realizada no Plenário Lizete Conde Rios Cavalcante, com início às 18h. Na ocasião, serão destacadas as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, que tratam da prevenção dessas duas doenças.
Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.
“A data, celebrada anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade”, explica o Ministério da Saúde.
No Brasil, a Lei nº 13.733/2018 instituiu o Mês de conscientização sobre o câncer de mama (Outubro Rosa, período em que devem ser desenvolvidas atividades como iluminação de prédios públicos com luzes de cor rosa, promoção de palestras, eventos e atividades educativas, e veiculação de campanhas de mídia e disponibilização à população de informações em banners, em folders e em outros materiais ilustrativos e exemplificativos sobre a prevenção ao câncer.
Além da sessão solene, a Câmara de São Mateus iluminou com a cor rosa a fachada do Palácio Legislativo Matheus Cunha Fundão e também desenvolve campanha midiática sobre prevenção ao câncer de mama.
NOVEMBRO AZUL
Com base na Lei Municipal 2.213/2023, os vereadores Preta do Nascimento e Gilton Gomes propuseram também iniciar a campanha Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata.
“Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen”, informa o Ministério da Saúde.
É preciso estar atento também a histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão e tio), raça (homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer) e obesidade.
De segunda à sexta, das 12h às 18h
(27) 3313-9080
Segunda-feira às 18 horas
Av. Jones dos Santos Neves, Centro – CEP 29930-900