Fiscais ambientais apresentam resultados do projeto Praia Limpa

Alessandro Cosme e Maria Júlia Santos utilizaram a Tribuna Livre para detalhar o projeto Praia Limpa, por requerimento do vereador Adeci de Sena.

20 de março de 2024 às 17h22.

Notícia Fiscais ambientais apresentam resultados do projeto Praia Limpa

São Mateus – Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente, Alessandro Cosme e Maria Júlia Santos apresentaram, aos vereadores, os resultados do Projeto Praia Limpa – A Força da Coletividade. Por requerimento do vereador Adeci de Sena, eles usaram a Tribuna Livre na sessão ordinária do dia 11 de março, detalhando as ações desenvolvidas em praias mateenses, com recolhimento de uma tonelada de resíduos, nos dias 24 e 25 de fevereiro e 2 e 3 de março.
De acordo com Alessandro e Maria Júlia, a intenção é limpar o máximo possível os 42 quilômetros de orla marítima de São Mateus. Além de retirar e identificar os resíduos, o projeto objetiva também desenvolver educação ambiental nas comunidades. Inclusive, por meio do Praia Limpa, foram instaladas bombonas para coleta de lixo em Guriri.
Na apresentação na Câmara, os fiscais ambientais destacaram o apoio de voluntários para o desenvolvimento da ação preservacionista, citando parceria também com Projeto Meros do Brasil, Centro Tamar Guriri/ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e Polícia Militar Ambiental, entre outros parceiros, como a Transpetro. Também atuaram profissionais da Secretaria de Meio Ambiente.

Na primeira etapa, houve recolhimento de resíduos na faixa de areia das praias de Campo Grande, Barra Nova e Guriri. Os autores adiantaram que o projeto deve ter continuidade durante o ano, inclusive em Uruçuquara.
Os fiscais reforçaram que é proibida a circulação de qualquer veículo pela praia. Ao citar o Ricardo Louzada, alertaram que não existe “jogar fora” na natureza. Por isso recomendaram a reutilização, inclusive de calçados e roupas.
Os vereadores Adeci de Sena, Paulo Fundão e Ciety Cerqueira parabenizaram Alessandro Cosme e Maria Júlia Santos pelo desenvolvimento do Projeto Praia Limpa. Adeci inclusive solicitou uma ação semelhante para limpeza do manguezal do Distrito de Nativo de Barra Nova. Ele ainda conclamou conscientização em escolas da faixa litorânea e em comunidades tradicionais, envolvendo também as associações, e nos festivais realizados no distrito. Para isso, Adeci adiantou que destinará mais recursos, via emenda impositiva ao orçamento municipal de 2025.
Ciety reiterou a importância de os frequentadores de praias levarem sacolas para recolher resíduos e também evitar o uso de copos descartáveis. Ela afirmou que a maioria dos atuais problemas de saúde está relacionada ao manejo inadequado do lixo.
O presidente Paulo Fundão elogiou os fiscais ambientais pelo que chamou de “projeto tão abrangente e valoroso para as futuras gerações mateenses”. O parlamentar recordou que na alta temporada de veraneio recebeu muitas mensagens relatando “muita imundície e sujeira em Guriri”.

De segunda à sexta, das 12h às 18h

Segunda-feira às 18 horas

Av. Jones dos Santos Neves, Centro – CEP 29930-900

• Ícone do Youtube

Copyright © Câmara Municipal de São Mateus - ES. Todos os direitos reservados.

Logo da