Aprovado por unanimidade, Voto de Congratulação foi apresentado pelo vereador presidente Paulo Fundão. Homenagem teve a participação também do presidente dos Escoteiros do Brasil na Região Espírito Santo, chefe Flávio Rodrigues

20 de março de 2024 às 16h51.

Notícia Câmara de São Mateus homenageia escoteiros por conquista de certificação Padrão Ouro

São Mateus – Por unanimidade, a Câmara Municipal de São Mateus aprovou a Moção 008/2024, com Voto de Congratulação à 47/ES Seção Escoteira Autônoma do Ar Agnes Baden-Powell pela conquista da certificação Grupo Escoteiro Padrão grau Ouro. Proposta pelo vereador presidente Paulo Fundão, a homenagem marcou também a abertura das comemorações mateenses pelos 100 anos da União dos Escoteiros do Brasil (UEB).

Na Tribuna Livre, o escotista Gilmar Henriques e a escoteira Isabella Gobbi Braga agradeceram as homenagens dos parlamentares, em especial a Paulo Fundão e também a Cristiano Balanga, que receberam certificados de agradecimento e pin da modalidade do ar, por serviços prestados ao escotismo em São Mateus.

Na homenagem, em mensagem de vídeo, o presidente da União dos Escoteiros do Brasil – Região Espírito Santo (UEB-ES), Flávio Rodrigues de Oliveira, também elogiou o desempenho dos escoteiros mateenses em 2023, conquistando o reconhecimento máximo na certificação que avalia boas práticas do escotismo. O chefe Flávio, como é chamado entre os escoteiros, agradeceu aos vereadores pela homenagem.

Os vereadores Paulo Fundão, Ciety Cerqueira e Carlinho Simião enalteceram o trabalho desenvolvido pelos escoteiros, que estão presentes em São Mateus há quase 100 anos. O vereador presidente inclusive já deferiu requerimentos dos escoteiros para que a Câmara de São Mateus participe, mais uma vez, da campanha global “Hora do Planeta”, que terá o seu ápice no próximo sábado (23/03), às 20h30, com o desligamento das luzes do Palácio Legislativo Matheus Cunha Fundão por 60 minutos.

A homenagem teve transmissão ao vivo pela TV SIM (canal digital 16.1) e pelos perfis oficiais do Poder Legislativo de São Mateus nas redes sociais YouTube e Facebook.

CONHEÇA OS ESCOTEIROS

O Movimento Escoteiro foi fundado em 1907 pelo general Robert Baden-Powell, na Inglaterra. Em 17 de abril de 1910, militares que retornavam da Europa trouxeram ao Brasil os primeiros uniformes e acessórios escoteiros. Em 4 de novembro de 1924, foi criada a União dos Escoteiros do Brasil, integrando as diversas associações independentes. No Brasil o Escotismo é praticado em três modalidades: Básica, do Ar e do Mar.

Em São Mateus, há registro fotográfico da presença de escoteiros em 1928, em cerimônia no Sítio Histórico Porto. No Município, o Escotismo recebeu grande estímulo do chefe Agenor de Souza Lé, educador que viria emprestar o nome ao grupo escoteiro fundado na década de 1960 pelo padre italiano Antonio Pianca.

Em 6 de dezembro de 2021, foi dado o primeiro passo formal para a criação da Seção Escoteira Autônoma do Ar Agnes Baden-Powell (47/ES), em carta-manifesto enviado ao então presidente regional, chefe Luciano Antônio Rodrigues. Com autorização para início das atividades, no dia 22 de maio de 2022 aconteceu a primeira reunião com a tropa escoteira, na sede do Centro Cultural Araçá.

No dia 10 de setembro de 2022, o Conselho de Pais formalizou a criação da Seção Escoteira Autônoma do Ar Agnes Baden-Powell, a única unidade escoteira local da modalidade do ar no Estado do Espírito Santo.

Em 20 de novembro de 2022, com a presença de representantes da Diretoria Regional e dos grupos escoteiros Marista e Guarany, além de antigos escoteiros do Grupo Escoteiro Agenor de Souza Lé, foi instalada oficialmente a Seção Escoteira Autônoma do Ar Agnes Baden-Powell, com a realização de Cerimônia de Integrações e Promessas no Aeroporto Regional de São Mateus.

ESCOTEIROS FAMOSOS

Entre escoteiros famosos é possível citar Geraldo Alckmin, Agnaldo Timóteo, Adriana Birolli, Bell Marques, Ciro Gomes, Cleo Pires, Frei Betto, Fernando Sabino, Gilberto Dimenstein, Dom Helder Câmara, Itamar Franco, João Batista Figueiredo, João Havelange, Juscelino Kubitschek, Leandro Hassum, Neil Armstrong, Rainha Elizabeth II, Mario Covas, Marieta Severo, Manoel Bandeira, Madonna, Olavo Bilac, Paulo Skaff, Ricardo Boechat, Sabrina Sato, Sergio Vieira de Mello, Zacarias, Zilda Arns, Bill Clinton, Bill Gates, Barack Obama, Buzz Aldrin, Hergé, Paul McCartney, Tony Blair, Kate Richards, Papa João Paulo II, Harrison Ford, George W. Bush, Maria Clara Machado, J.K. Rowling, entre outros.