TRIBUNA LIVRE População carcerária é da preocupação de todos, diz policial penal homenageada pela Câmara

15 de dezembro de 2023 às 09h19.

Notícia TRIBUNA LIVRE    População carcerária é da preocupação de todos, diz policial penal homenageada pela Câmara

São Mateus – Diretora do CDP (Centro de Detenção Provisória) de São Domingos do Norte, a policial penal Alvanir Magda de Moura Bezerra defende uma mobilização de toda a sociedade para a ressocialização de custodiados do sistema penitenciário. Homenageada pela Câmara de São Mateus com um Voto de Congratulação, proposto pelo vereador Cristiano Balanga e aprovado por unanimidade, Alvanir, que é conhecida como Mossoró, elogiou os investimentos do Governo do Estado na área e disse que é preciso garantir oportunidades aos internos que deixam a prisão, para evitar a reincidência criminal.

Aos 36 anos de idade, Mossoró, cujo apelido remete à cidade natal, no Rio Grande do Norte, afirmou que atuou também como diretora-adjunta do Centro Prisional Feminino de Colatina. “Lá eu via muitas custodiadas da região de São Mateus, dos Quilômetros. Hoje no CDP de São Domingos temos 52 custodiados que são da região de São Mateus. Tem que todo mundo se unir para poder oportunizar essas pessoas” – acrescentou.

“É preciso conversar sobre e debater. Ninguém quer saber do penitenciário, até que seja um parente seu” – alertou. A policial penal relatou que no sistema penitenciário há custodiado que chega analfabeto e sai formado, precisando de oportunidades para a ressocialização.

Mossoró trabalhou como inspetora penitenciária em São Mateus, cidade que considera de referência regional. “O Espírito Santo tem tantas oportunidades, que nem penso mais em voltar para o Nordeste. Sou muito orgulhosa de morar aqui”, enfatizou. “O Espírito Santo é lindo, é aconchegante e é acolhedor. Amo passar as minhas viradas de ano aqui em Guriri. Sinto-me bem como no meu Nordeste. Sinto-me em casa em São Mateus” – elogiou.

A policial penal disse que já conhecia alguns vereadores e ainda agradeceu a acolhida na Câmara de São Mateus. “Esta Casa aqui é realmente do povo. Qualquer uma função, qualquer uma profissão, qualquer uma pessoa pode se inscrever mesmo na Tribuna (Livre) porque é muito importante. Aqui é onde o povo tem voz. E sou grata de ter tido esta oportunidade de falar de minha profissão, de minha história, das coisas que acredito e de fazer a convocação à população para que se abra para um olhar mais respeitoso e de oportunidades” – finalizou.

VEREADORES

Autor da homenagem, o vereador Cristiano Balanga elogiou a trajetória da “mulher guerreira que veio do Rio Grande do Norte e tem feito trabalhos brilhantes”. Balanga enalteceu o trabalho humanizado dedicado aos internos do sistema carcerário. E convocou parceria do município para proporcionar oportunidades aos ex-detentos.

O vice-presidente Kacio Mendes disse que na revitalização de campos de futebol soçaite foi empregada mão de obra de detentos, além de uma terceirizada também ter usados profissionais internos do sistema penitenciário.