São Mateus – Por unanimidade, a Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei 024/2023, que denomina a praça localizada na Avenida Karina, no Bairro Esplanada (Seac), com o nome do ex-prefeito Wallas Batista Oliveira. A homenagem partiu do vereador Cristiano Balanga, em reconhecimento ao gestor que, com doação de 3.000 lotes em área pública, deu início à formação do bairro.
Na justificativa do projeto de lei, Balanga relata que o ex-prefeito Wallas Batista Oliveira nasceu em Colatina e faleceu em acidente aéreo em 18 de março de 1995. Foi casado com Regina Celi Oliveira, com quem teve três filhos: Wallas Batista Oliveira Júnior, Juliano Batista Oliveira e Rodrigo Batista Oliveira (falecido).
Eleito vice-prefeito, Wallas assumiu como prefeito de São Mateus, com o afastamento do titular, em 24 de setembro de 1985, exercendo o mandato até 31 de dezembro de 1988. “Durante a gestão como prefeito, Wallas foi responsável por iniciativas importantes que impulsionaram o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida dos moradores de São Mateus”, afirma Cristiano Balanga, na justificativa.
Na defesa em plenário do PL 024/2023, Balanga ressaltou ainda que a proposição era de grande representatividade para a comunidade e de muito valor para família do homenageado. O vereador Carlinho Simião reforçou que Wallas foi um desbravador do Seac.
O vereador presidente Paulo Fundão recordou que na segunda-feira, dia 12 de junho, completava-se três anos do falecimento, em Tomé-Açu (PA), de Dona Regina Celi Oliveira, “considerada uma das melhores secretárias de Assistência Social que já passou por este Município”.
Paulo lembrou que, quando criança, frequentava a casa de Wallas Batista, amigo do pai dele, o ex-presidente da Câmara Matheus Cunha Fundão. “É uma dupla honra aprovar neste dia o projeto de lei que denomina esta praça do Seac com o nome de Wallas Batista de Oliveira”, completou o presidente da Câmara. Em 1988, Paulo Fundão inclusive foi diretor de Turismo da Prefeitura de São Mateus, na gestão de Wallas Batista.
PROPOSTA DO VEREADOR CRISTIANO BALANGA FOI APROVADA POR UNANIMIDADE