São Mateus – Por unanimidade, a Câmara de São Mateus aprovou um Voto de Congratulação ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), representado pela coordenadora Geovana Piol Boasquives Segato. Aprovada na sessão de terça-feira (6), a Moção 093/2022 foi proposta pelo segundo-secretário da Câmara Municipal, vereador Delermano Suim. Antes de receber a homenagem, Geovana utilizou a Tribuna Livre e apresentou dados referentes ao desempenho da instituição em São Mateus e região.
A gestora relatou que o Senac atende a mais de 1.000 pessoas por ano na unidade mateense, cuja sede está localizada no pavimento superior do edifício que abriga também o Shopping Popular, defronte o Mercado Municipal Wilson Gomes. Na oferta de qualificação profissional para todos os bairros mateenses e também municípios vizinhos, como Conceição da Barra, Pedro Canário, Montanha, Pinheiros e Jaguaré, o Senac disponibiliza ainda cursos de gratuidade para desempregados, doando todo o material didático e uniforme.
Para formação nas áreas comercial e de estética, o Senac dispõe de estrutura com salas de aula e laboratórios de informática e para cursos de salão de beleza, manicure, depilador, automaquiagem, maquiagem profissional e unhas de gel e de fibra, entre outros. Há ainda capacitações para vendedor, marketing digital e atendimento a empresas, inclusive de grande porte. A gestora lembra que a instituição mantém parcerias com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Associação Empresarial do Litoral Norte (Assenor) e o poder público, em ações de cidadania.

PARLAMENTARES QUEREM PARCERIAS
Ao parabenizar a gestora Geovana Segato e o Senac, vereadores manifestaram interesse em aproximar a instituição de organizações comunitárias. Adeci de Sena propôs análise in loco para futura capacitação de comunidades pesqueiras, como Nativo, Campo Grande e Barra Nova. Ciety Cerqueira reforçou a importância da formação profissional para inclusão social.
Cristiano Balanga disse que acionaria a Associação de Moradores do Bairro Esplanada (Seac) para procurar o Senac e avaliar a viabilidade da oferta de cursos na comunidade, que dispõe de centro comunitário com estrutura para formação profissional. Isael Aguilar acrescentou que o Sistema S, do qual faz parte o Senac, tem atuação no Distrito de Itauninhas, com benefícios em especial nas comunidades de Santa Maria, Nova Lima e entorno.
Autor da homenagem a Geovana, o vereador Delermano Suim disse que espera ver o povo qualificado. “Quanto mais se qualifica, mais está apto ao mercado de trabalho”, frisou. “Que esses cursos possam ir até as comunidades e agraciar as pessoas que tenham interesse em se qualificar”.