Com governador Casagrande, Paulo Fundão transforma sonho em realidade ao trazer a Câmara para o coração de São Mateus
São Mateus – Arte, cultura, história, política e muitos sorrisos de quem se deleitava em vivenciar uma noite para ficar na história de São Mateus! Conduzida no padrão da gestão democrática e inclusiva do vereador presidente Paulo Fundão, a cerimônia de inauguração da nova sede da Câmara Municipal de São Mateus foi uma celebração à harmonia, ao otimismo e às parcerias que promovem desenvolvimento em prol do brioso povo mateense. E coube ao governador Renato Casagrande, convidado de honra e que honrou seus parceiros mateenses, trazer mais um presente ao berço da cultura capixaba, com anúncio de repasse de R$ 8 milhões para revitalização do Sítio Histórico Porto de São Mateus.
Sem qualquer dúvida, o 8 de novembro, conforme cravado nas placas inaugurais dos imóveis, é uma data para a posteridade, um legado da atual legislatura que trocou as desavenças do passado por uma atuação propositiva e conciliadora, sem abrir mão dos debates peculiares da ação parlamentar.
Originários dos quatro cantos do Município de São Mateus, os vereadores Kacio Mendes, Ciety Cerqueira, Delermano Suim, Cristiano Balanga, Adeci de Sena, Preta do Nascimento, Gilton Gomes, Lailson da Aroeira, Carlinho Simião e Isael Aguilar deram ao presidente Paulo Fundão o suporte necessário para transformar em realidade um sonho antigo, que desafiou gestões anteriores: dotar a Câmara de São Mateus de uma sede própria, em localização estratégica que facilitasse o acesso da população ao Poder Legislativo Municipal.
TRIBUTO À GRATIDÃO
Com as presenças dos deputados estaduais Alexandre Quintino e Janete de Sá, dos prefeitos Daniel Santana e André Sampaio (de Montanha, e também presidente do Consórcio Prodnorte), de vereadores de municípios vizinhos e de secretários estaduais e municipais, além de lideranças de instituições militares e civis, a cerimônia inaugural do Palácio Legislativo Matheus Cunha Fundão foi prestigiada pela população em número surpreendente e por familiares de homenageados que dão nome a ambientes dos imóveis inaugurados.
A programação foi iniciada com apresentação do Grupo de Música do Centro Cultural Araçá, sob a regência da maestrina Soayan Gomes e com participação da convidada Isabella Henriques, que executou clássicos da MPB e canções em homenagem a São Mateus. No hasteamento do Pavilhão Nacional e das bandeiras do Estado do Espírito Santo e do Município de São Mateus, em mais um ato de estímulo à cidadania, a Câmara Municipal convidou adolescentes da 47ª Seção Escoteira Autônoma do Ar Agnes Baden-Powell, da Associação Nova Esperança e do próprio Araçá.
Com o comando do maestro e presidente Emilson Pereira Cosme, à centenária Sociedade Musical Lira Mateense coube executar o Hino Nacional Brasileiro e o Hino de São Mateus, além de canções que emocionam gerações desde os primórdios do século XX.
Em seguida, o padre Patric Wanderley (pároco de Santo Antônio e diretor da Rádio Kairós FM) e o pastor Robson Aurélio (presidente do Conselho dos Pastores Evangélicos de São Mateus) abençoaram as instalações com mensagens de harmonia, fé e solidariedade.
DISCURSOS HISTÓRICOS
A cerimônia de inauguração das novas instalações da Câmara Municipal ficou marcada também por discursos memoráveis e elogios ao presidente Paulo Fundão pela determinação e, sobretudo, competência de trazer o Poder Legislativo para o centro da Cidade.
O prefeito Daniel Santana compartilhou o tempo que recebeu para dar a palavra aos vereadores. Estes, com otimismo por parcerias em prol do desenvolvimento, registraram também momentos pessoais que aportam na nova sede legislativa. O prefeito ainda manifestou otimismo com a reeleição de Casagrande e com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva para o terceiro mandato na Presidência da República. A importância de São Mateus no contexto estadual também foi realçada nos demais discursos.
Renato Casagrande destacou parcerias, agradeceu aos mateenses por mais quatro anos no comando da administração estadual e elogiou o Parlamento Municipal e o seu presidente Paulo Fundão: “Parabéns à Câmara! É bom a gente poder estar presente neste momento porque uma estrutura física ajuda a atender melhor a população e a dar mais condições de trabalho aos vereadores”. O governador insistiu muito na prioridade para o diálogo, o respeito e a harmonia a fim de pacificar o Brasil e fortalecer a democracia no Estado e no País.
GRATIDÃO E RECONHECIMENTO
Último a discursar, o vereador presidente Paulo Fundão fez questão de sublinhar sua gratidão aos parceiros que proporcionaram o retorno da Câmara ao coração da Cidade. E como é sua característica, resgatou nomes e histórias de personagens que passaram pelo Legislativo Mateense e contribuíram para o desenvolvimento do Município. Observado por oito ex-presidentes, Paulo citou nomes e emocionou familiares de parlamentares e servidores que, na eternidade, deixaram saudades na Casa do Povo.
Filho de uma família tradicional na política mateense, Paulo Fundão lembrou que desde cedo observava as articulações dos vereadores. Começou a desenvolver esse talento há quatro décadas, quando acompanhava o pai Matheus Cunha Fundão, então presidente do Parlamento. E como fez o pai, trabalha agora para realizar concurso público para o quadro do Legislativo.
Sem abrir espaços para a vaidade e a arrogância, Paulo Fundão relata que continuará empenhado em deixar legados para as próximas gerações, com prioridade para o empreendedorismo com geração de empregos e renda para a população, ao mesmo tempo em que favorece a inclusão social e a cidadania, com respeito e harmonia entre mateenses de todas as idades.