São Mateus – Com o prestígio de autoridades de representação federal, estadual e municipal, líderes religiosos, juristas, empresários, esportistas, artistas, educadores, jornalistas, historiadores, profissionais liberais e líderes comunitários, entre outras categorias, a Câmara de São Mateus realizou a sessão solene pelos 477 anos de colonização do solo mateense. Na representativa cerimônia ocorrida na noite de 25 de setembro, na Ilha de Guriri, foram entregues comendas, medalhas e títulos honoríficos a 65 personalidades reconhecidas como relevantes para o desenvolvimento do Município.
Conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Paulo Fundão, a sessão solene teve a participação dos vereadores Kacio Mendes, Ciety Cerqueira, Delermano Suim, Cristiano Balanga, Robertinho de Assis, Adeci de Sena, Gilton Gomes, Isael Aguilar, Lailson da Aroeira e Carlinho Simião. “Este ato, no espírito da harmonia que deve sempre prevalecer numa sociedade que assume a construção de seu futuro, marca o fortalecimento dos laços, entre diferentes camadas sociais, para um desenvolvimento saudável em nosso Município, com inclusão de todos os mateenses”, ressalta o presidente Paulo Fundão.
Entre os convidados, estiveram presentes os deputados Da Vitória (federal) e Coronel Quintino (estadual), o prefeito de Conceição da Barra Mateusinho Vasconcelos, o presidente da Câmara barrense, Isaque Maia Eloi, o desembargador Erich Endrillo, de Brasília (DF), o padre Patric Wanderley, os pastores Robson Aurélio de Oliveira (presidente do Copesm) e Emilson Vieira, e o apóstolo Daniel Oliveira.
O governador Renato Casagrande e o prefeito Daniel Santana enviaram representantes para a cerimônia à noite. Casagrande, inclusive, recebeu de forma antecipada o Título ‘Visitante Ilustre’, durante a visita que fez a São Mateus, na parte da manhã. Em diversos momentos da extensa agenda, o governador agradeceu ao presidente da Câmara Paulo Fundão e aos demais vereadores pela homenagem concedida a ele pelo Parlamento Municipal. Casagrande ainda aproveitou para justificar que não pôde estar em São Mateus no dia 21, data oficial do Município, por causa de compromissos em Brasília.
GRATIDÃO E
RECONHECIMENTO
Na sessão solene, os 11 vereadores entregaram títulos honoríficos, medalhas e comendas de mérito aos seus indicados. Foram entregues, no Cerimonial Porto dos Encantos, um título ‘Mateense Ausente Nº 1’ (a Ernesto Negris Neto), três títulos ‘Visitante Ilustre’, 39 títulos ‘Cidadão Mateense Honorário’, 21 comendas de mérito e uma medalha ‘Amigo de São Mateus’ (a Valter Rodrigues de Paula, o Sargento Valter).
Com atuação parlamentar documentada há mais de 250 anos em São Mateus, desde que a então Povoação foi elevada à categoria de vila com a denominação de Villa Nova do Rio de Sam Matheus, em 1764, a Câmara Municipal realiza a sessão solene na data magna do Município com o foco em reconhecer a dedicação de expoentes da sociedade mateense na construção de um futuro sempre melhor para o seu povo. Por isso a representação entre os homenageados é eclética, democrática, reconhecendo valores em diferentes categorias e camadas sociais, complementa o presidente Paulo Fundão.
“Estamos tendo harmonia”
Em breves pronunciamentos, os convidados para compor a mesa de honra da sessão solene agradeceram as homenagens, destacando o papel da Câmara Municipal como indutor de desenvolvimento. “São Mateus precisa de vocês, vereadores”, ressaltou o apóstolo Daniel.
O deputado estadual Coronel Quintino enalteceu a harmonia entre os poderes municipais, com frutos diretos para os munícipes. Ele lembrou que esse alinhamento favoreceu ao que chamou de “uma série de presentes” para o Município aniversariante, referindo-se aos investimentos que ultrapassam R$ 17 milhões, anunciados para São Mateus pelo governador Renato Casagrande, em agenda pela manhã em diferentes bairros da Cidade. “São Mateus está crescendo, e crescerá muito mais”, sentenciou.
O deputado federal Da Vitória também enalteceu o ambiente político favorável. “A Câmara de Vereadores merece o carinho do povo”, disse. “Estamos tendo harmonia”.
O desembargador Erick Endrillo, de Brasília (DF), salientou a alegria de estar pela primeira vez em São Mateus. “Cidade que é morada de gente muito ilustre. Vida longa a São Mateus”.
A sessão solene foi encerrada com a execução do Hino Municipal, com exibição de imagens de pontos turísticos do Município. Após as homenagens, foi servido um jantar.