São Mateus – Numa sessão solene que durou exatos 82 minutos nesta segunda-feira (30/05), Preta do Nascimento tomou posse novamente como vereadora da Câmara Municipal. Diante de oito colegas parlamentares (Carlinho Simião e Lailson da Aroeira não compareceram à posse), e de uma galeria com todos os assentos ocupados, ela reiterou o compromisso de somar esforços na busca de parcerias para o desenvolvimento de São Mateus e também na defesa das mulheres.
Declarada empossada pelo vereador presidente Paulo Fundão, às 10h20, Preta volta à Câmara em substituição a Robertinho de Assis, que se encontra detido num presídio da Grande Vitória. Como Robertinho não teve a licença parlamentar renovada por impedimentos legais e ausentou-se de três sessões ordinárias consecutivas, a Mesa Diretora decidiu pela convocação da suplente, resguardando o direito à ampla defesa e ao contraditório, como determinam a Lei Orgânica Municipal e o Regimento Interno da Câmara de São Mateus. Preta já havia atuado como vereadora pelo período de 120 dias.
Última a discursar na cerimônia de posse, Preta começou distribuindo elogios, principalmente ao presidente Paulo Fundão. “Não é só um presidente da Câmara, é um líder pra mim”, comentou. Ela agradeceu aos demais vereadores pelo incentivo neste retorno à Câmara, especialmente com os deslocamentos necessários, inclusive de familiares, para prestigiar a posse.
A vereadora empossada reconheceu que o Município de São Mateus tem demandas urgentes que o Parlamento está determinado a seguir trabalhando em união para a solução dos problemas e o bem-estar da população mateense. Para tanto, reitera determinação de convergência com as administrações do prefeito Daniel Santana e do governador Renato Casagrande, além de articulações com deputados e senadores em busca de ajuda do Governo Federal.
“Em 120 dias, trabalhamos com muita humildade, com esses vereadores. Aqui nesta Casa de Leis mostra-se todos os dias que se tem respeito e muito trabalho” – afirmou a vereadora. Aniversariante do dia, a assessora Zilnete Ramos entoou o louvor ‘Sobrevivi’, em homenagem a Preta.
Aliás, homenagem foi o que não faltou. Chefe de Gabinete da Vice-Governadoria do Espírito Santo, o pastor Jorge Rodrigues Filho destacou a capacidade de articulação de Preta e da experiência que acumulou quando atuou como assessora do senador Marcos do Val. Ele lembrou-se da importância de empoderamento das mulheres, citando o exemplo da vice-governadora Jacqueline Moraes, que foi inclusive camelô e até trabalhou no Verão em Guriri.
Com citações da Bíblica e da Constituição Federal, o pastor Jorge elogiou, admitindo admiração ainda maior, ao presidente Paulo Fundão pelo gesto de coragem em empossar Preta na Câmara Municipal. “Tem dignidade e firmeza para dirigir esta Casa de Leis”, frisou o chefe de Gabinete da Vice-Governadora.
Secretária estadual do PSB Mulher e representante da presidência da legenda no Estado, Sônia Damasceno fez um discurso contundente, lembrando que Preta é a 89ª vereadora empossada no Estado do Espírito Santo, sendo a 18ª do partido. “A pauta feminina estará garantida em seu mandato”, disse, apontando prioridade para a saúde da mulher. Ela recomendou que o mandato de Preta deve ser amparo para ouvir toda mulher que for vítima de violência.
Representante do prefeito Daniel Santana, a superintendente de Controle Governamental Simone Cassini disse que era um orgulho estar num parlamento com duas vereadoras, elogiando também a atuação de Ciety Cerqueira. Simone disse ainda que o prefeito confia no Legislativo e que a competência da mulher deve ser reconhecida e valorizada. “Não sabe o que é ser mulher a sociedade que a subjuga”, enfatizou. O vereador Joceandro Cruz Machado rogou bênçãos divinas para o mandato de Preta.
Dos colegas parlamentares mateenses, Preta só ouviu elogios. Cristiano Balanga, Adeci de Sena, Kacio Mendes, Delermano Suim, Ciety Cerqueira, Isael Aguilar e Paulo Fundão foram unânimes em destacar o dinamismo da colega empossada e o espírito de união que deve prevalecer para o desenvolvimento de São Mateus.