A presidente da Associação dos Pescadores de São Mateus-APESAM, Edinéia Rodrigues de Oliveira, recebeu da Câmara de Vereadores o Voto de Congratulação e Louvor pelos relevantes serviços prestados frente à entidade, sediada no bairro Pedra D’água. A Moção 052/2021, de autoria do vereador Robertinho de Assis foi entregue na sessão da última terça-feira (01).
Na Tribuna Livre, espaço aberto aos cidadãos, um dos fundadores da Apesam, Manoel Lapa, agradeceu ao Legislativo. “A gente fica muito feliz de ter essa homenagem e de poder contar com o Município e com o Legislativo”.
Complementação de renda
Fundada no início de 2003, no bairro Pedra D’água, a Apesam é um projeto de complementação de renda, voltado para a produção e comercialização de tilápias em tanques e gaiolas no Rio Cricaré.
Lapa relembrou o pior período desde a fundação da entidade, que amargou grandes prejuízos com a cheia do rio entre 2006 e 2009. “Perdemos 20 toneladas de tilápia por causa da enchente, que arrastou 50 gaiolas lotadas de peixe”.
Baixa de associados
O pescador disse aos vereadores que, ao longo de sua existência, a Apesam perdeu muitos associados, tornando o trabalho ainda mais desafiador. “De 40 famílias, a maioria desistiu. Do restinho que sobrou (16 membros), conseguimos ir em frente”.
Volta por cima
Apesar da retração nas vendas, causada pela pandemia, os pescadores estão otimistas com o salto na produção do pescado a ser comercializado em breve. “O cliente chega lá e fica maravilhado de ver. Temos 17 toneladas de peixe já para soltar no mercado. Hoje, são 55 gaiolas povoadas na água, com 500 peixes cada uma. E chegou recentemente a fábrica de gelo, através de recursos federais”, disse Manoel Lapa.
Com 5 mil alevinos em processo de crescimento, a previsão dos pescadores é que, logo, o número de gaiolas de tilápia salte para 100.