Entre as proposições submetidas à votação na sessão ordinária desta terça-feira (20), a Câmara de Vereadores de São Mateus, aprovou o Projeto de Lei Nº 044/2021, que institui a “Semana Municipal de Agricultura e Sustentabilidade”, de autoria da vereadora Ciety Cerqueira.
A data integrará o calendário oficial de eventos do Município de São Mateus e será comemorada, anualmente, na última semana do mês de julho, sendo alusiva ao Dia do Agricultor, que é nacionalmente comemorado no dia 28 de julho.
“Esta iniciativa tem por objetivo promover a mobilização do segmento agrícola para o intercâmbio de técnicas, cursos, debates, seminários, palestras, eventos e de conhecimentos da agricultura sustentável e contemplará a categoria dos agricultores com possibilidade de virem a expor os frutos de suas atividades”, justificou a autora, que aguarda a sanção da lei pelo Executivo.
SESSÃO ITINERANTE
Os vereadores aprovaram ainda o requerimento 011/2021, de Ciety à presidência da Câmara, solicitando realização de Sessão Ordinária Itinerante do Legislativo, em Nestor Gomes – KM 41, no dia 31 de agosto, com horário a definir entre os vereadores. Será a primeira reunião ordinária desta legislatura fora da sede do Parlamento. Sessões itinerantes são permitidas pelo Regimento Interno da Casa.

EM TRAMITAÇÃO
Itens da pauta da sessão desta terça-feira, presentes na leitura do expediente, duas novas propostas passam a tramitar nas Comissões Permanentes da Câmara: o PL 017/2021, do Poder Executivo, pertinente aos Serviços Públicos de Manejo de Resíduos Sólidos urbanos (SMRSU) e o Projeto de Resolução 001/2021 que dispõe sobre a autorização de filiação da Casa de Leis à Associação das Câmaras Municipais e dos Vereadores (as) do Espírito Santo (ASCAMVES), de autoria da Mesa Diretora.
CONDOLÊNCIAS
Os vereadores aprovaram também a Moção nº 073/2021, consignando Voto de Pesar aos familiares de Eurides
Sena da Silva, a Dona Lite, como era conhecida, em razão do seu falecimento ocorrido no dia 06 de julho.
A proposição foi assinada pelos vereadores Carlinho Simião e Adeci de Sena (Sobrinho de Dona Lite).
“Pessoa alegre, ela gostava de participar das apresentações do Jongo existente na comunidade Campo Grande, onde morava. Trabalhou como oleira na confecção de telhas artesanais, na lavoura, moendo cana e fazendo farinha, foi pescar e catadora de caranguejo”, dizem os autores na justificativa.
De autoria do vereador presidente da Câmara, Paulo Fundão, a Moção nº 075/202, também passou pela aprovação da Casa de Leis, manifestando Voto de Pesar aos familiares de Maria Auxiliadora de Almeida Fundão, carinhosamente conhecida como Dôla, em virtude do seu falecimento ocorrido no dia 17 de julho.
“Nesta semana nós perdemos a nossa querida prima Dôla, uma pessoa muito querida. E eu deixo, aqui, os meus registros a toda a família, os meus mais sinceros sentimentos e que Deus possa confortá-los nesse momento de dor indescritível.
ROBERTINHO
Após sentir-se mal e ficar em observação na Unidade de Pronto Atendimento – UPA, na segunda-feira, Robertinho de Assis enviou requerimento à Mesa Diretora, justificando sua ausência na sessão. Todo o parlamento se manifestou numa corrente de fé pelo restabelecimento da saúde do vereador, que se recupera em casa.
A sessão foi marcada, também, pela volta de Adeci de Sena ao plenário. O parlamentar ausentou-se por 15 dias, para recuperação da última cirurgia dos olhos.
