São Mateus – “Senhora secretária de Educação, senhor prefeito, cadê a reforma da Emef Dora?”. O presidente da Câmara de São Mateus, vereador Paulo Fundão, voltou a cobrar medidas urgentes, da Prefeitura, para resolver principalmente problemas que envolvem escolas da rede municipal. E a primeira cobrança foi logo sobre a situação da Escola Municipal de Educação Fundamental Dora Arnizaut Silvares (Caic), a maior da rede e que sofre com sérios problemas estruturais, conforme relato do parlamentar e de também educadores e pais de alunos.
Paulo Fundão utilizou informações publicadas no próprio site da Prefeitura, de outubro de 2021, para lembrar que o Governo do Estado destinou R$ 5,4 milhões para reformar o prédio do Caic, que tinha à época 1.700 alunos – atualmente, com evasão, são apenas 1.300 estudantes.
O presidente da Câmara ainda lembrou de um vídeo que viralizou recentemente, com mais de 50 mil visualizações, mostrando a quadra coberta do Caic toda alagada, em plena concentração para o desfile do Dia da Independência do Brasil.
Junto com os colegas vereadores Gilton Gomes e Lailson da Aroeira, Paulo Fundão foi ver de perto a situação da Escola Córrego Grande de Cima, localizada em Nova Aimorés (Km 35), zona rural de São Mateus. No vídeo que apresentou, o pesado portão estava preso apenas por arame, playground apresentava-se todo destruído, sujeira espalhada e prédio inadequado para ações pedagógicas.
Paulo Fundão ponderou que, se não fosse pela ajuda de lideranças da região, os estudantes ainda estariam impedidos de chegar à escola diante do estado lastimável de conservação das estradas vicinais. “O abandono é geral”, definiu.
O presidente da Câmara voltou a cobrar a liberação dos recursos do Programa de Autonomia Financeira Escolar (PROAUFE) para as escolas municipais, lembrando promessa da secretária de Educação na tribuna da Câmara Municipal. “As escolas estão sangrando. Olhe a responsabilidade com a comunidade escolar. Vamos cuidar da nossa gente” – conclamou. Ele reforçou que há escolas em que está faltando até água para beber.
SAÚDE NA UTI
A situação crítica da saúde no Município de São Mateus voltou a ser tema de cobrança do vereador Paulo Fundão. Ele inclusive relatou a situação de uma paciente com virose, com quadro de diarreia, e não havia papel higiênico no local em que aguardava atendimento. “Hoje me ligaram dizendo que em nenhum lugar há papel higiênico, em nenhuma unidade de saúde”, acrescentou.