São Mateus – Com a compreensão de que a sanidade dos animais domésticos interfere diretamente no equilíbrio do meio ambiente e na saúde pública, a Câmara Municipal aprovou por unanimidade a Indicação n° 726/2021, que requer a implantação de um hospital veterinário público em São Mateus. A proposta partiu do presidente do Legislativo Municipal, vereador Paulo Fundão, e foi aprovada na sessão de terça-feira (19/10).
“A instalação de um hospital veterinário público se baseia em uma estratégia que visa compreender e re-solver os problemas contemporâneos de saúde criados pela convergência humana, animal e ambiental, conceito conhecido como ‘Saúde Única’”, argumenta Paulo Fundão.
Na justificativa da proposição, o presidente da Câmara Municipal acrescenta que os animais domésticos são tutelados pelo Estado, “e sua proteção é assegurada pelo Artigo 225 da Constituição Federal, bem como pelo Artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (nº 9.605/1998)”.
Conforme o vereador, “a disponibilidade de serviços públicos veterinários é essencial, tendo como principal objetivo o atendimento com dignidade e respeito, de modo gratuito e universal”. Paulo Fundão frisa que atualmente os animais têm obtido cada vez mais espaço nas questões cotidianas dos cidadãos e “o respeito a eles é marca de uma sociedade ética que reflete no bem comum de todos”.
Diante de relevante interesse público na implantação desse hospital veterinário, o presidente da Câmara confia que, “chegando oficialmente ao chefe do Poder Executivo, com seu espírito sensível às necessidades do povo e desejoso por ajudar, o requerimento será atendido e a sociedade terá cada vez mais certeza de que a harmonia entre os poderes é o melhor caminho para o desenvolvimento de nosso Município”.