São Mateus – Enquanto avançam os preparativos para a inauguração da nova sede, a Câmara Municipal mantém o ritmo de trabalho em prol do bem-estar da população mateense. Na sessão ordinária desta semana, realizada terça-feira (18), os vereadores aprovaram 14 indicações, incluindo uma quadra poliesportiva coberta e um campo de futebol soçaite para o Residencial Jacuí I, de autoria do vereador presidente Paulo Fundão. Também de autoria de Paulo, foi aprovado um voto de pesar (Moção 083/2022) aos familiares de Benedito Lyrio, em memória do líder político falecido no dia 13.
Na sessão de terça, passaram a tramitar no Parlamento Municipal mais cinco projetos de lei de autoria do Poder Executivo, incluindo a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estima a receita e fixa a despesa do Município de São Mateus em R$ 477,22 milhões para 2023. De autoria dos vereadores, iniciaram a tramitação um projeto de lei, um projeto de resolução e um projeto de emenda à Lei Orgânica Municipal.

INDICAÇÕES
Nas duas indicações que apresentou, beneficiando desta vez o Residencial Jacuí I e adjacências, o presidente Paulo Fundão ressalta a importância de equipamentos para a prática de esportes pela população, incluindo também os estudantes. “A atividade física praticada pelos moradores é de muita importância para um desenvolvimento mais saudável, tanto físico como psíquico das crianças, adolescentes e adultos praticantes de esportes. A falta de exercícios físicos, segundo os especialistas, aumenta os riscos de doenças, provocadas pelo sedentarismo” – argumenta o presidente da Câmara Municipal.
Líder do Prefeito no Legislativo, o vereador Cristiano Balanga indicou a aquisição de um ônibus adaptado para atuar como unidade móvel de prestação de serviços de fisioterapia na zona rural e em áreas periféricas na Cidade.
Junto com o colega Carlinho Simião, o vereador Adeci de Sena apresentou duas indicações para a Vila do Nativo de Barra Nova: extensão de rede elétrica, com instalação de postes com luminárias, em trecho da rua Principal; e construção de espaço de lazer, com instalação de bancos rústicos, na área defronte a Unidade Básica de Saúde.
A primeira-secretária Ciety Cerqueira indicou calçamento rural em frente ao templo da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no Assentamento Juerana, e também no Assentamento 27 de Outubro, no Distrito de Nestor Gomes.
O vereador Delermano Suim, segundo-secretário da Câmara, indicou o término da galeria pluvial no Córrego da Bica, da Rua Hélio Orlandi, no Sernamby, até o Bairro Pedra D’Água. Com o vice-presidente Kacio Mendes, Delermano indicou ainda a substituição das lâmpadas, por outras mais eficientes e econômicas, na Avenida João Nardoto, principal acesso ao Bairro Forno Velho (Cohab).
Para o Distrito de Itauninhas, o vereador Isael Aguilar reiterou a indicação para construção de uma Unidade Básica de Saúde na Comunidade Dilô Barbosa. Isael ainda indicou a perfuração de um poço artesiano na Comunidade Santa Maria.
O vereador Lailson da Aroeira apresentou indicações para pavimentação e para manutenção e troca das lâmpadas dos postes de iluminação pública da Avenida Lisboa, no Bairro Aroeira.
A vereadora Preta do Nascimento convidou todos os demais vereadores para assinarem a indicação para a reforma da quadra esportiva do Residencial Villages, no Bairro Litorâneo. Ela ainda indicou o recapeamento asfáltico da Rua Alemanha, no Bairro Novo Horizonte.