EM PAUTA, SOLUÇÕES PARA GARANTIR O ABASTECIMENTO DE ÁGUA POTÁVEL EM
SÃO MATEUS EM TEMPOS DE ESTIAGEM EXTREMA E SALINIZAÇÃO DO RIO CRICARÉ
São Mateus – Os vereadores Paulo Fundão (presidente) e Delermano Suim (segundo-secretário) representam a Câmara Municipal em reunião nesta quarta-feira (6), às 11h, no Palácio Anchieta, em Vitória. Eles acompanham o prefeito em exercício Ailton Caffeu e comitiva, em audiência com o governador Renato Casagrande, em busca de soluções para o abastecimento de água potável no Município de São Mateus.
Com a estiagem extrema que afeta a região, e a salinização das águas do Rio Cricaré no ponto de captação do Saae, no Bairro Porto, a Prefeitura está utilizando poços artesianos profundos e caminhões-pipa para abastecer a população mateense nesta situação emergencial. Por conta da salinização do manancial, o Saae já interrompeu a captação no Rio Cricaré e há relatos inclusive de desabastecimento em diferentes bairros.
Preocupados com a situação, os vereadores acionaram o prefeito em exercício na própria cerimônia de posse, ocorrida domingo (3), no plenário da Câmara de São Mateus. De imediato, Caffeu marcou uma reunião com todos os parlamentares, o Saae e o secretariado municipal, ocorrida já no dia seguinte. O mesmo tema foi debatido em nova reunião minutos depois, desta vez reservada, entre o prefeito e os vereadores.
As estratégias de curto, médio e longo prazo estão sendo analisadas. Caffeu já adiantou que pretende estabelecer parcerias para construir uma barragem no Córrego Bamburral, que deságua no Rio Cricaré, nas proximidades do Bairro Santa Teresa.
“Não podemos sofrer com a falta d’água, como sofremos no passado. Hoje, mais do que nunca, a celeridade é de extrema importância para resolver este problema” – ressalta Paulo Fundão.
Também no protagonismo dos debates, o vereador Delermano Suim é funcionário do Saae há 33 anos.