São Mateus – Na inspiração do Salmo 91, que fez questão de ler na íntegra, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Fundão, mostrou-se otimista com a mobilização de forças para garantir o abastecimento de água potável em São Mateus. Sem economizar elogios à receptividade do governador Renato Casagrande às demandas apresentadas no dia 6, no Palácio Anchieta, o vereador ressalta que confia em ajuda concreta do chefe do Executivo Estadual na solução definitiva do problema que volta a afligir a população mateense.
Acompanhado do também vereador Delermano Suim (segundo secretário da Câmara), o presidente Paulo Fundão compôs a comitiva mateense na conversa do Casagrande, junto com o prefeito em exercício Ailton Caffeu e o deputado estadual Freitas. Na reunião, eles ressaltaram que, além da estiagem extrema que vem atingindo o Espírito Santo e outros estados do País, o Município de São Mateus ainda enfrenta a salinização do Rio Cricaré com o avanço da cunha salina que invade o manancial que abastece a Cidade.
“O governador mostrou-se muito sensibilizado, muito preocupado com a situação. Chegou a falar que o grande gargalho, o grande problema, no desenvolvimento de São Mateus, é resolver a questão da água” – comentou Paulo Fundão. “Falou mais: não é uma necessidade de São Mateus resolver a questão da água, é uma obrigatoriedade”.
Grato já pelas primeiras medidas anunciadas pelo governador, para socorro imediato ao Município, como liberação de caminhões-pipa e projetos de poços artesianos, Paulo Fundão ressalta que Casagrande colocou todo o estafe do Governo do Estado para ajudar São Mateus neste momento crítico.
De acordo com ele, também já está alinhavado o apoio do Estado para a construção de um reservatório de água no Córrego Bamburral. Inicialmente, a Secretaria Estadual da Agricultura fará o projeto técnico, mas já há uma expectativa de liberação de recursos para a execução das obras, o que o prefeito Caffeu chamou de “contrapartida”.
“O governador deixou bem claro: os investimentos em São Mateus vão continuar. Tudo que foi planejado para São Mateus será executado” – detalhou o presidente da Câmara Municipal. Paulo Fundão ainda lembrou que, na ida a Vitória, no dia 5 participou de audiência na Assembleia Legislativa, para debater a exploração de sal-gema em Conceição da Barra e, por extensão, também em São Mateus.
“Que possamos continuar seguindo o rumo e trabalhando por nossa Cidade, independentemente de qualquer coisa, pois fomos eleitos para isso. Até 31 de dezembro de 2024, não tenham dúvidas, trabalharemos em prol de nossa sociedade, com muito amor e carinho” – completou o presidente da Câmara Municipal.
CONQUISTAS
Na sessão ordinária da semana anterior, realizada excepcionalmente na quinta-feira (7) por conta dos compromissos em Vitória, o vereador Delermano Suim, que é funcionário do Saae há 33 anos e participou da conversa com Renato Casagrande, elencou as conquistas efetivadas na reunião com o governador, agendada pelo deputado Freitas. Ele agradeceu a liberação de caminhões-pipa e a execução de projetos para perfuração de poços artesianos.
Em discursos, os vereadores Carlinho Simião, Robertinho de Assis, Ciety Cerqueira e Cristiano Balanga também reforçaram a importância de mobilização e união para resolver os problemas que atingem o abastecimento de água e que ainda emperram o desenvolvimento socioeconômico de São Mateus.
VISTORIA
Como ação emergencial, os vereadores Lailson da Aroeira, Robertinho de Assis, Delermano Suim e Carlinho Simião inclusive acompanharam o prefeito em exercício Ailton Caffeu, no dia 5, em vistoria para identificar possíveis novos locais de captação de água bruta no Rio Cricaré.