São Mateus – Honrado com a presença inédita de um senador da República na Câmara de São Mateus, o vereador presidente Paulo Fundão aproveitou a oportunidade ímpar para convidar Marcos do Val a ingressar na luta por um projeto que objetiva beneficiar diretamente 30.000 mateenses. E a missão primeira é sensibilizar a empresa Suzano a doar, ao Município, a área que serviu de sede para a Aracruz Florestal e o clube anexo Greca, no Bairro Santo Antônio. A intenção é transformar a estrutura num amplo complexo social, esportivo e cultural para a população do entorno, além de abrigar estruturas administrativas da Prefeitura.
Numa semana em que mais uma vez reiterou sua liderança em posições estratégicas, em três sessões plenárias (duas ordinárias e uma solene, de posse), Paulo Fundão voltou a defender posições estruturantes para o desenvolvimento municipal. E conclamou os colegas vereadores a ingressarem, em diferentes frentes, numa agenda positiva que traga resultados concretos ao povo mateense.
Sem esconder a felicidade de receber o senador Marcos do Val, durante a posse da vereadora Preta Nascimento, o vereador-presidente adiantou que brevemente estará em Brasília, no gabinete do congressista, para apresentar detalhadamente a proposta que tem para a municipalização do complexo da Suzano e naturalmente obter ajuda na captação de recursos que viabilizem o funcionamento do amplo projeto social a ser instalado nesta área.
O presidente da Câmara relatou que havia conversado sobre o assunto, no mesmo dia, com o prefeito Daniel Santana, que já havia designado a assessoria jurídica para buscar meios de desapropriar a referida área. Paulo Fundão lembrou que o complexo inteiro, além dos prédios que abrigam atualmente a Câmara Municipal e o Senai, inclui também, em estado de abandono, ginásio de esporte, campo de futebol e quadras esportivas.
“Em breve, tenho certeza que podemos contar com o mandato de vossa excelência, faremos um grande projeto para toda esta área e que vai beneficiar 30.000 pessoas”, disse Paulo Fundão, dirigindo-se ao senador Marcos do Val. O manifesto aconteceu durante a posse da vereadora Preta, numa sessão em que, além do senador, estiveram presentes também um deputado estadual, um prefeito presidente do Consórcio Prodnorte, um ex-prefeito, um vice-prefeito, o subcomandante do Batalhão PM, um delegado da Polícia Civil, outras autoridades policiais, assessores do governador Renato Casagrande e da vice-governadora Jacqueline Moraes, secretários e vereadores de vários municípios, entre outras autoridades.
Na questão da municipalização do complexo da Suzano, Paulo Fundão disse que ouviu orientações de um especialista e que a intenção é de fato atrair também a empresa para este grande projeto, amenizando o déficit social que restou ao Município com a transferência de seus investimentos para outras regiões. “Precisamos ter este patrimônio para a sociedade mateense e que nele possamos transformar a vida de milhares de pessoas”, frisou o presidente da Câmara.
“Vamos focar nas agendas positivas”
Nas sessões legislativas desta semana, o vereador presidente Paulo Fundão salientou que, apesar de percalços esporádicos, a Câmara de São Mateus consolida-se como caixa de ressonância da sociedade mateense com postura eclética, mas dialógica, aberta a manifestações das diferentes forças políticas da sociedade mateense, capixaba e brasileira. Ele convocou os colegas a encarar eventuais diferenças apenas como divergências políticas, concentrando-se nas necessidades reais do povo mateense. “Este é o parlamento que eu sonhei, que dialoga com todos”, completou.
“Vamos focar numa agenda positiva, que é o que interessa à maioria da população de São Mateus. Os debates políticos têm que acontecer, e acontecem aqui. Mas a agenda positiva também tem que continuar. O governo tem que mostrar trabalho, e nós, vereadores, precisamos estar unidos. Não é só pensar na Comissão Processante. É pensar também numa agenda positiva, nos benefícios que estão vindo para São Mateus” – afirmou Paulo Fundão. “Aqui na Câmara temos um tratamento igual para todos os vereadores”.
Apoio à comunidade de Barra Seca
Ao ouvir os relatos do presidente da Associação de Moradores, Pescadores, Assemelhados e Comerciantes de Barra Seca (Ampac), Flávio Messias Soares, sobre os problemas que afetam a comunidade, localizada no extremo-sul do litoral mateense, o vereador Paulo Fundão comprometeu-se a ajudar na busca de soluções, junto com o colega vereador Adeci de Sena.
De imediato, o presidente da Câmara colocou à disposição a assessoria jurídica para levantamentos preliminares e adiantou a disposição de agendar uma reunião com o diretor responsável pela EDP no Espírito Santo, para tratar das questões que envolvem extensão de rede em Barra Seca e Uruçuquara e transferência, de Linhares para São Mateus, do recolhimento de taxas e tributos sobre essa atividade econômica.
Comissão para água potável
Outra questão importante em que Paulo Fundão conclamou os colegas diz respeito a intensificar as buscas de parceria para resolver o problema que afeta o sistema de abastecimento de água potável em São Mateus. “É uma questão prioritária para o nosso desenvolvimento”, sintetizou.
Foi o vereador vice-presidente Kacio Mendes que, em parte, sugeriu criar uma comissão com os vereadores para tratar diretamente da questão. Ele relatou que o prefeito Daniel Santana já entregou ao governador Renato Casagrande o projeto da nova captação de água da Cidade.
Além de Casagrande e do deputado federal Da Vitória, a vereadora primeira secretária Ciety Cerqueira lembrou que o senador Fabiano Contarato abraçou recentemente a causa e está disponível para ajudar São Mateus.
“Eles sabem do sofrimento do povo mateense”, comentou Paulo Fundão.
Presidente quer agilizar municipalização do trânsito
“Precisamos dialogar urgentemente sobre a municipalização do trânsito em São Mateus. O tráfego de veículos no centro da Cidade está um caos. Precisamos nos unir, fazer algumas audiências públicas” – afirmou Paulo Fundão, em mais uma frente, na agenda positiva, para resolver outro gargalo histórico enfrentado pelos mateenses.
Como parceiros na busca de soluções, ele defende convocar o diretor geral do Detran-ES, “o querido amigo Givaldo Vieira”, e também a nova secretária municipal de Defesa Social, Danubia Henriques. De imediato, o objetivo primeiro é saber como anda o processo de municipalização do trânsito em São Mateus.
MOTOS BARULHENTAS
Na primeira sessão ordinária deste mês de fevereiro, o presidente da Câmara de São Mateus fez também um alerta à Polícia Militar para o barulho excessivo provocado por motos com escapamentos abertos.
“Eles abrem a descarga de propósito e passam pelas ruas fazendo um barulho terrível. Recebi muitas reclamações e muitos pedidos de intervenção a respeito disso, para que eu possa cobrar um pouco da Polícia Militar para que amenize esses abusos” – disse Paulo Fundão.
Para garantir o sono dos trabalhadores, parando essas motos com barulho ensurdecedor, pediu a intervenção direta do comandante do Batalhão de São Mateus, tenente-coronel Jefson Coelho Correia, e do subcomandante, major Ronaldo Raimondi.