INAUGURAÇÃO DA NOVA CASA DO PARLAMENTO MATEENSE TEVE
A PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DO GOVERNADOR RENATO CASAGRANDE
São Mateus – Palácio Legislativo Matheus Cunha Fundão! Este é o nome oficial do prédio principal que abriga oficialmente o Poder Legislativo Municipal. Num ambiente de emoção, com muita gratidão e resgate da memória legislativa, a inauguração da nova sede da Câmara de São Mateus foi realizada no já histórico dia 8 de novembro, tendo como anfitrião o vereador presidente Paulo Fundão, e a participação especial do governador Renato Casagrande e do prefeito Daniel Santana, entre outras autoridades municipais e estaduais. Os convidados foram premiados com apresentações do Grupo de Música do Centro Cultural Araçá e da Sociedade Musical Lira Mateense.
A escolha do nome do Palácio Legislativo foi realizada com votação unânime em plenário e consolidação na Lei 2.023/2022, proposta e aprovada por todos os vereadores. A sanção pelo prefeito Daniel Santana aconteceu no dia 4 de janeiro deste ano. Os dois imóveis históricos que já abrigaram o Banestes, a Prefeitura e o Fórum Estadual Desembargador Santos Neves, no extremo-norte da Avenida Jones dos Santos Neves, foram cedidos pelo Poder Executivo para uso da Câmara Municipal por 30 anos, renováveis por igual período, por meio da Lei 2.019/2021.
Na justificativa do PL 065/2021, que se transformou na Lei 2.023/2022, os vereadores ressaltam o desejo de homenagear uma personalidade de São Mateus, conferindo honra a uma pessoa que muito contribuiu para o desenvolvimento do Município. Matheus Cunha Fundão, carinhosamente conhecido como Teteu Fundão, exerceu três mandatos de vereador e foi presidente da Câmara de São Mateus por igual número de vezes: 1983-1985, 1987-1988 e 1991-1992.
Pessoa amável e apaixonado por São Mateus, Teteu Fundão foi o presidente que realizou o primeiro e único concurso público do Poder Legislativo Mateense, além de promover uma relação harmoniosa entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, que culminou em desenvolvimento e importantes conquistas para o Município e os mateenses.
“Com um jeito peculiar de fazer política, o homenageado conquistou a simpatia de todos, sendo citado até nos dias de hoje como referência de líder, apesar de seu falecimento ter ocorrido há mais de 25 anos, em 7 de maio de 1997”, ressaltam os vereadores signatários do PL 065/2021.
Até o retorno ao Centro da Cidade, a Câmara de São Mateus funcionou por 20 anos em dois anexos do complexo da indústria Suzano, no Bairro Santo Antônio. Antes, teve sede também no Sítio Histórico Porto (casarão que abriga o Teatro Largo do Chafariz), no Bairro Porto; na antiga Casa de Câmara e Cadeia (hoje Museu de São Mateus), no Centro; e em imóveis alugados no entorno da Praça São Benedito e do Mercado Municipal Wilson Gomes.
O Palácio Legislativo possui área total de 390,20 metros quadrados, sendo 559 m² de área construída, tendo já abrigado o Fórum Desembargador Santos Neves e a Prefeitura. O Anexo Administrativo, de três pavimentos, já abrigou o Banestes e a própria Prefeitura, tem área de 861,10 metros quadrados, com edificação medindo 858,43 m² e estacionamento.
ACESSO À POPULAÇÃO
Ao requerer a cessão dos prédios, o presidente Paulo Fundão realçou que o novo endereço oportuniza à população mais facilidade no acesso à Câmara Municipal, “auxiliando os trabalhos de fiscalização e elaboração de políticas públicas, contribuindo, assim, para o desenvolvimento de São Mateus”. Paralelamente, a localização na Avenida Jones já tem impacto positivo no comércio do entorno.
SESSÕES AO VIVO
A primeira sessão ordinária pós-inauguração já aconteceu na quarta-feira (9/11), às 10h.
Por conta do feriado de Proclamação da República, a ser comemorado terça-feira (15/11), a próxima sessão ordinária será realizada regimentalmente um dia depois, quarta-feira (16), com horário a ser definido, às 10h ou às 15 horas.
Para favorecer o acompanhamento do trabalho legislativo pela população mateense e de outras localidades, a Câmara Municipal transmite todas as sessões, ao vivo, em seus canais oficiais nas plataformas digitais Facebook e YouTube.