Atendendo requerimento da vereadora Ciety Cerqueira, a Câmara recebeu na Tribuna Livre, a coordenadora da Caritas Diocesana Ana Paula Carvalho Barbosa e a assessora de Projetos Sociais da entidade, Indiana Terra Carvalho.
As convidadas apresentaram aos parlamentares as ações desenvolvidas na região de abrangência da Diocese de São Mateus.
Projetos
Ana Paula ressaltou a importância dos projetos sociais que a Caritas Diocesana coordena, entre eles o ‘Semeando a Liberdade’, envolvendo internos que cumprem pena em regime fechado na Penitenciária Regional de São Mateus (PRSM), autorizados pela justiça a deixarem o presídio durante o dia para trabalhar no cultivo do maracujá.
De acordo com a coordenadora, antes de serem selecionados, os presos passaram por uma rigorosa avaliação da equipe multidisciplinar da unidade prisional e apenas aqueles que apresentaram perfil para a atividade foram selecionados.
Outro projeto citado foi o ‘Margarida Gerna’ que, através da Cáritas Paroquial de Guriri, realiza atividades culturais voltadas para crianças e adolescentes, com idade de 07 a 15 anos residentes no balneário, priorizando famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Ana Paula também ressaltou que a entidade distribuiu mais de 60 toneladas de alimentos à famílias carentes entre 2020 a Marços de 2021.
Indiana Terra Carvalho aproveitou o momento para falar das dificuldades financeiras que a Cáritas Diocesana de São Mateus vem enfrentando nos últimos tempos “A Cáritas se mantém com doações e emendas parlamentares. Outra fonte de recursos é a Campanha de Solidariedade da CNBB, que não acontece há 2 anos”. Afirma Indiana.
A coordenação também apresentou uma demanda aos vereadores sobre captação de recursos federais. “Estamos com R$150 mil em conta mais podemos perdê-lo a qualquer momento”
Segundo Ana Paula, esse montante refere-se a um fomento com a FUNARTE (Fundação Nacional de Arte), com objetivo de atender 5 municípios da região em que a Cáritas atua.
O contrato foi assinado em maio de 2020, no inicio da pandemia do Covid-19, inviabilizando a sua execução. “Desde o inicio da pandemia estamos em contato com a FUNART para justificarmos o não desenvolvimento das atividades artísticas culturais, pois entendemos que não podemos colocar a vida dessas crianças em risco”, explicou Ana Paula.
A vereadora Ciety Cerqueira elogiou a atuação da entidade, “É um trabalho muito respeitado em nosso município e todos deveriam participar”.
O presidente da Câmara, vereador Paulo Fundão, colocou o Legislativo à disposição para articular junto ao Governo Federal a garantia de permanência do fomento da Funarte. “Peço que a entidade protocole um oficio aqui na Câmara para que possamos aproveitar a vinda do Presidente Jair Messias Bolsonaro, e apresentar para ele e aos deputados federais que estiverem presentes essa demanda. Vamos juntos construir a solução”, disse Paulo Fundão.
As representantes da Caritas Diocesana de São Mateus foram recebidas, no Parlamento, na sessão ordinária da última terça-feira(01).
Caritas no mundo
A Caritas Internationalis é uma confederação de 162 organizações católicas de assistência, desenvolvimento e serviço social, que trabalha na construção de um mundo melhor para os pobres e oprimidos, em mais de 200 países e territórios.