São Mateus – Instituição internacional criada em 1956, a Cáritas está presente na Diocese de São Mateus há 20 anos, por iniciativa do então bispo Dom Aldo Gerna. Para mostrar os trabalhos desenvolvidos em prol dos mateenses, a coordenadora da Cáritas Diocesana, Ana Paula de Carvalho Barbosa, usou a Tribuna Livre na primeira sessão ordinária deste mês de julho na Câmara Municipal, a convite da vereadora Ciety Cerqueira.
A Cáritas, que no País tem o status de organismo ligado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), possui personalidade jurídica e é regida pelos princípios da assistência social, da promoção social e da autogestão. Tem como missão central “testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo toda forma de vida e participando da construção solidária da sociedade do Bem Viver, sinal do Reino de Deus, junto com as pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social”, explica Ana Paula.
De acordo com a coordenadora diocesana, em 2022 as equipes Cáritas das paróquias de São Mateus e de Santo Antônio distribuíram cerca de 23 toneladas de alimentos não-perecíveis. Na chamada Região dos Quilômetros, a equipe da Paróquia de São Lucas arrecadou e distribuiu 8 toneladas de alimentos. No período, foram arrecadados e distribuídos ainda 1.000 brinquedos, 1.200 litros de leite, centenas de peças de roupas, colchões, materiais de higiene, 3.000 marmitas (para pessoas em situação de rua e acompanhantes de pacientes hospitalares), além de aquisição de remédios e passagens para quem não tem condições.
Ana Paula informa que, a cada 45 dias, acontece a distribuição de alimentos para 455 famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional. Esses alimentos são adquiridos da Associação de Agricultores dos Palmares (Assentamento Zumbi dos Palmares), via Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal. O processo de pesagem e montagem dessas cestas é feito por voluntários da Cáritas, que são agentes pastorais ligados à Igreja Católica.
A coordenada da Cáritas Diocesana ainda listou os projetos Margarida Gerna (atende a crianças e adolescentes de 6 a 15 anos em situação de vulnerabilidade social), Semeando a Liberdade (de ressocialização de internos do sistema prisional) e Fortalecendo o Futuro (com capacitação e geração de trabalho e renda). Além disso, citou a participação e assessoria em grupos, conselhos e comitês diversos, sem contar o atendimento as 80 famílias assistidas mensalmente pela Cáritas Paroquial de São Mateus.
Na recepção, a vereadora Ciety Cerqueira destacou que era uma honrar receber a Ana Paula de Carvalho Barbosa na Câmara Municipal. Ciety detalhou as articulações para ajudar a Cáritas, elogiou os trabalhos desenvolvidos pela instituição e parabenizou também ao bispo Dom Paulo Bosi Dal’bó.
