A mobilização da Câmara de São Mateus por mais segurança no trânsito levou, nesta terça-feira (03), à aprovação de propostas de criação de campanha educativa para orientação dos motoristas e pedestres, com maior ênfase ao respeito à faixa de pedestre.
As ações foram formalizadas por meio do Requerimento 014/2021, solicitando ao presidente da Câmara, Paulo Fundão, que a Mesa Diretora coloque em prática a campanha demandada pelo Parlamento.
Neste mesmo viés, o plenário também aprovou a Indicação 542/2021 ao Executivo, assinadas pelos onze vereadores da Casa de Leis.
“Nosso propósito maior é evitar os acidentes e proteger vidas. Através da mídia e de ações pontuais, pretendemos conscientizar os pedestres a transitar com segurança nas vias, utilizando as faixas, bem como, incentivar os condutores de veículos a reduzirem a velocidade e pararem o veículo aguardando até que o transeunte conclua a travessia em segurança. Quanto mais harmônico e humanizado o trânsito fluir, mais seguro será a circulação pelas ruas de São Mateus. Então, ao deflagrar uma campanha desta magnitude, estaremos contribuindo para mudanças comportamentais que vão refletir positivamente no dia a dia de quem mora em São Mateus e dos que nos visitam”, disse o presidente Paulo Fundão.
ATROPELAMENTOS
Segundo dados estatísticos do Departamento Nacional de Trânsito-DENATRAN, mais de 11 mil pedestres por ano são vítimas de acidentes de trânsito no Brasil. Os mais vulneráveis são as crianças e idosos: enquanto as crianças têm menor percepção de perigo, os idosos apresentam menor mobilidade e agilidade, deficiências auditivas, visuais e redução dos reflexos.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a velocidade excessiva é o principal fator de risco que mais causa acidentes, responsável por uma em cada três mortes por acidentes de trânsito em todo o mundo.
“O município de São Mateus ocupou em 2020, o 4º lugar no ranking de municípios com maior número de casos de acidentes fatais do Estado do Espírito Santo.
Deste modo, é de suma importância orientar e conscientizar os motoristas e pedestres sobre o respeito à vida e à segurança, como forma de reduzir o número de acidentes de trânsito, em especial, os atropelamentos”, justifica o Parlamento.
A previsão é de que a campanha aconteça no último trimestre de 2021.