São Mateus – Ainda em clima de luto, e atendendo a convite do vereador Cristiano Balanga, familiares de Raynan Sampaio de Moura participaram da sessão da Câmara Municipal na noite de segunda-feira (7), e receberam formalmente um Voto de Pesar pelo falecimento do jovem, ocorrido após acidente automobilístico. Ao usar a Tribuna Livre, o tio Valdemar Paiva Sampaio (Tininha), vereador em Jaguaré, enumerou virtudes de Raynan, que residia na localidade de Paulista, e não escondeu a saudade que já atinge toda a família enlutada.
Raynan nasceu em 22 de dezembro de 1997 e faleceu no dia 29 de julho de 2023, causando comoção na comunidade. “Um menino de coração repleto de fé e religiosidade. Abraçou sua fé católica com devoção, recebendo os sacramentos na catequese, Eucaristia e Crisma, além de participar ativamente do grupo de jovens de sua comunidade. Sua presença constante, tanto na Igreja quanto em eventos civis, revelava um espírito generoso e acolhedor, tratando a todos com igualdade e amor” – afirma Balanga, na justificativa da Moção 023/2023, aprovada por unanimidade pelos vereadores.
Estiveram com Tininha, na sessão em que foi prestada a homenagem a Raynan, a mãe Maria Paiva Sampaio, o pai Sergino de Moura, a tia Vilma Sampaio, a irmã Rayara, o cunhado Vaneuton e três sobrinhos. “Nossa família está honrada por esta Moção”, afirmou Tininha.
Em mensagem aos familiares do jovem, a vereadora Ciety Cerqueira leu uma mensagem de Santo Agostinho, formalizando as condolências.
Na manifestação de solidariedade à família enlutada, o vereador Cristiano Balanga conclamou um minuto de silêncio. “Era um amigo e grande lutador naquela Comunidade da Paulista, junto com os seus familiares”, afirmou, emocionado.
OUTRAS MOÇÕES
Na mesma sessão, a Câmara Municipal aprovou também, por unanimidade, a Moção 025/2023, com Voto de Pesar aos familiares de Thereza Correia Inácio, que faleceu no dia 1° de agosto. Nascida em São Mateus-ES, no dia 18 de agosto de 1931, Thereza era filha de Dedindo Ayres e Bibiana Correia, e casada com Alcino Ignácio Júnior, cuja união advieram 7 filhos, 20 netos, 44 bisnetos e 21 trinetos. A homenagem foi proposta pelo vereador presidente Paulo Fundão.
Na ocasião, o presidente da Câmara ainda entregou o certificado da Moção de Pesar aos familiares do ex-secretário de Educação Nelson Dias de Andrade Junior, falecido recentemente.
Paulo Fundão ainda registrou homenagem póstuma a Dona Zione Durão Cunha, que faleceu naquele dia 7 de agosto.