Pastor Jonas Rissi iniciou sua trajetória esportiva aos 9 anos, assim como vários meninos sonhava em ser jogador de futebol. Participou de escolinha de futebol e aos 16 anos ingressou no projeto Bom Menino junto com mais 98 alunos, e a partir deste projeto iniciou sua trajetória na prefeitura de São Mateus, vindo a trabalhar na Secretária de Esportes, com a oportunidade de trabalhar em diversos projetos sócio esportivo.
O esporte, é uma atividade física organizada, importante não apenas para o desenvolvimento físico e motor, mas também, para o desenvolvimento social das crianças. A partir de suas regras e condições, as crianças conseguem compreender formas de relacionarem-se com os outros, trocando experiências, competindo e ajudando uns aos outros.
Alguns autores defendem que a prática esportiva infantil é capaz de prevenir várias doenças futuras como por exemplo: o estresse, problemas respiratórios, cardíacos, de coluna e outros. A prática de esportes pelas crianças, auxilia no desenvolvimento da força óssea e muscular, além de melhorarem o desenvolvimento físico. Outro aspecto relevante é o desenvolvimento da coordenação motora, sendo cotado, inclusive, como agente melhorador na escrita, uma vez que permite relações mais eficientes com os objetos e limites materiais (como o lápis e a folha de papel).

Com a prática esportiva, o jovem tem a capacidade de reduzir frustrações, porque o esporte faz com que tenham autoestima e se sintam capazes. Dessa forma, podem ser “preparados” para os problemas futuros, como desemprego, dificuldade no aprendizado escolar, desilusões amorosas e tantos outros problemas que poderão surgir ao longo da vida. É importante garantir que, quando o jovem venha passar por essas situações, ele não veja os “caminhos errados” como á solução, mas que o esporte o permita ser á “porta de escape”.
Através do esporte, é possível desenvolver a cidadania desses jovens e proporcionar a inclusão social, que garantirá um futuro melhor, tanto do indivíduo como do país. Portanto, garantir uma perspectiva de futuro para os jovens e adolescentes poderá até mesmo ultrapassar o limite de bem-estar físico e tornar-se visível a nível educacional e formativo para eles.
Jonas Rissi aproveitou sua fala para enaltecer a união entre os poderes, “Entendo que essa união proporcionara aos esportistas de São Mateus a visibilidade e apoio necessário para o desenvolvimento de suas atividades”.
Em nome de todos os vereadores, o Presidente da Câmara vereador Paulo Fundão colocou a câmara á disposição dos projetos sócio educacionais em nosso município, “Estamos á disposição e para ajudar o prefeito em tudo que envolva o cuidar de nossas crianças e adolescentes” afirma Paulo Fundão.