Seguindo a tradição de ser a caixa de ressonância da sociedade mateense, a Câmara de Municipal São Mateus recebeu na sessão da última terça-feira (27/07), os representantes do Centro Cultural Araçá e do Belas Artes Projetos Culturais.
CENTRO CULTURAL ARAÇÁ
Há convite do Vereador Adeci de Sena, Marilena Cordeiro Fernandes de Jesus, fundadora do Centro Cultural Araçá, fez um relato sobre a história da entidade que há 26 anos atua na formação de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidades social em São Mateus, Marilena falou das dificuldades para manutenção das atividades e ressaltou os avanços que o Centro Cultural Araçá alcançou ao longo de sua jornada no município, investindo no futuro da juventude e apoiando também os familiares dos alunos.
“Apesar dos problemas causados pela pandemia, continuamos atendendo cerca de 100 famílias, com atendimentos com cestas básicas, atendimento médico e tratamento odontológico.
Segundo Marilena, “a entidade vem perdendo recursos desde 2016, quando entrou em vigor a lei 13019/2014, desde então vimos recursos importantes diminuindo. Hoje temos uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, temos ‘A dança da Vida’, contamos também com recursos da lei Aldir Blanc além de emendas parlamentares”.
Os vereadores colocaram a Câmara à disposição do Araçá para discutir sobre o tema e juntos acharem uma solução.
O Presidente da Câmara destacou a importância do Centro Cultural Araçá na formação socioprofissional de jovens de famílias de baixa renda do município. “Conheço várias pessoas que através do Centro Cultural Araçá transformaram a sua realidade e de sua família. Pode contar com esse parlamento”, disse Paulo Fundão à Marilena.
BELAS ARTES PROJETOS CULTURAIS
Há convite do Vereador Kacio Mendes, Marcelo Pires de Oliveira, Diretor e Professor do Belas Artes Projetos Culturais , apresentou aos vereadores um breve relato dos 8 anos de atuação do projeto em São Mateus, visando a atender crianças jovens e adolescentes das comunidades periféricas da cidade.
“O Belas Artes teve sua história iniciada no Sítio Histórico de São Mateus e hoje estamos atendendo todo o Vale do Cricaré. Apesar das restrições ocasionadas pela pandemia, continuamos nossas atividades de forma remota, proporcionando bem estar social e formação profissional aos inscritos na entidade.
Pio Lopes arte-educador e Subsecretário de Juventude aproveitou o momento para falar sobre a atuação da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude, “Entendemos o momento financeiro que o nosso município vive, e por isso estamos trabalhando na orientação das entidades na elaboração de projetos culturais, visando a captação de recursos das demais esferas federativas. Estamos desde o inicio da pandemia trabalhado. A Secretaria de Esportes Lazer e Juventude não parou de atender o nosso publico alvo, mesmo que de forma online”, afirma Pio Lopes
MOÇÃO E AGRADECIMENTO
Kácio Mendes agradeceu aos responsáveis pelo importante trabalho que essas entidades realizam. “Gostaria de agradecer por estarem atuando na defesa das nossas crianças, adolescentes e jovens. Vocês farão a diferença na vida dessas pessoas”. Afirmou o vereador, autor da Moção N°077/2021, assinada também por Ciety Cerqueira e Paulo Fundão, aprovada pelo plenário, consignando Voto de Congratulação a Marcelo Pires de Oliveira, diretor do Projeto Belas Artes, Henrique Silveira Pedroso, líder da juventude e ao capoeirista Deusenildo Lopes Santos, membro da cultura mateense, pelos relevantes serviços prestados à Infância e Juventude em São Mateus.
CONGRATULAÇÕES À MÉDICA E EDUCADORA
Os vereadores aprovaram também Voto de Congratulação à professora Mônica do Carmo Soares (Moção 076/2021), de autoria de Delermano Suim e Ciety Cerqueira, pelos relevantes serviços prestados ao município, na área da Educação, e à Médica Pediatra Maria Izabel Demuner Almeida, pelos relevantes serviços prestados na área da saúde em São mateus (Moção 078/2021), autor: Robertinho de Assis.
VOTO DE PESAR
Flávio Jogaib Dutra e Marcos Jogaib Dutra, filhos do empresário mateense Oscar Sá Freire Dutra, falecido no dia 02 de julho, compareceram à Câmara para receber a Moção de Pesar pela morte do pai deles. A manifestação de condolências aos familiares do empresário partiu do presidente da Casa de Leis, vereador Paulo Fundão.