São Mateus – Diretora da Escola de Ensino Fundamental Dora Arnizaut Silvares (Caic), Tatiana Correia de Souza participou da sessão da Câmara Municipal para pedir a repintura das faixas de pedestres e a instalação de redutores de velocidade na frente dos portões da instituição de ensino. A educadora solicitou ainda o deslocamento da feira livre que acontece às quartas-feiras defronte o educandário. Com a mudança de apenas um quarteirão, na mesma rua, a intenção é liberar o acesso dos usuários da escola e da Unidade Básica de Saúde Verônica Favalessa Pestana.
As intervenções de trânsito na Avenida João Batista Crespo, apresentadas pela escola, foram endossadas pelo presidente da Câmara, vereador Paulo Fundão, que protocolou a Indicação 632/2022 com esse fim. Os vereadores Lailson da Aroeira, Adeci de Sena, Preta do Nascimento e Carlinho Simião também enalteceram a importâncias das intervenções solicitadas para segurança na circulação especialmente de estudantes e familiares.
O vice-presidente Kacio Mendes revelou que o prefeito Daniel Santana e as secretarias de Obras e de Defesa Social já estudam a instalação de faixas elevadas para circulação de pedestres em pontos estratégicos, como acesso a escolas. Cristiano Balanga, que é o líder do Prefeito, adiantou que a Prefeitura está para iniciar a pintura de faixas de pedestres, outras sinalizações viárias e instalação de quebra-molas na Cidade. “O prefeito Daniel vai resolver esse demanda da comunidade”, frisou.
Paulo Fundão reiterou que, como caixa de ressonância da sociedade mateense, a Câmara Municipal está sempre de portas abertas para receber as demandas da população, debatê-las e direcionar propostas ao Poder Executivo, num ambiente que prima por harmonia, democracia e diálogo.
Diretora do Caic desde 2021, Tatiana explicou que é importante deixar livres os três portões de acesso à escola. Ela agradeceu a oportunidade de usar pela primeira vez a Tribuna Livre na sessão plenária da Câmara Municipal. E antecipou que pretende retornar ao Legislativo futuramente, quando estiver em sala de aula, acompanhada de estudantes.
Tatiana ainda mostrou gratidão com as obras que estão definidas para a tradicional escola, que atende à zona oeste da Cidade. Agradeceu também a homenagem, com um Voto de Congratulação, dirigido à recém-aposentada servidora Deuzelita Santos Rocha, proposta por Lailson e aprovada por unanimidade.

DEUZELITA
Funcionária desde 1999 da Escola Dora Arnizaut Silvares, a auxiliar de serviços gerais Deuzelita Santos Rocha também esteve presente pela primeira vez na Câmara Municipal. E foi homenageada na última sessão ordinária do mês de agosto pelos serviços prestados ao educandário, localizado entre os bairros Santo Antônio e Vitória.
Com humildade, repetiu inúmeras vezes os seus agradecimentos aos vereadores. “A senhora é digna de receber esta homenagem. A sua simplicidade nos comove” – sintetizou o vereador Delermano Suim.
Autor da homenagem, o vereador Lailson da Aroeira não escondeu a emoção do reconhecimento a Deuzelita, “guerreira, com 23 anos de luta, de trabalho, numa profissão que poucos enxergam e muitos deixam passar despercebido o seu trabalho”.
Com 62 anos de idade, casada e mãe de três filhos, Deuzelita destacou inclusive o que chamou de privilégio de, no parlamento de São Mateus, haver duas mulheres como vereadoras.