São Mateus – Para divulgar os serviços oferecidos no Centro Margaridas Macrorregião Norte, a coordenadora Carla Cardoso Ribeiro utilizou a Tribuna Livre na sessão desta semana da Câmara Municipal. Em pronunciamento, a assistente social lembrou que o Centro Regional de Referência de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência foi inaugurado no dia 11 deste mês de maio, com a presença da secretária estadual das Mulheres e ex-vice-governadora, Jacqueline Moraes, em cerimônia prestigiada por vereadores.
Carla destacou que o centro regional funciona na Avenida João Nardoto, no Bairro Jaqueline, em prédio que já abrigou a Defensoria Pública. A instituição é vinculada ao Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual das Mulheres, em parceria com o Instituto Gênesis. Além de São Mateus, atende também os municípios de Jaguaré, Conceição da Barra, Pedro Canário, Pinheiros, Montanha, Mucurici, Ponto Belo, Boa Esperança, Nova Venécia, Vila Pavão, Mantenópolis, Ecoporanga, Barra de São Francisco, Águia Branca e Água Doce do Norte.
Carla detalha que a equipe é composta por mulheres, sendo duas assistentes sociais, duas psicólogas, duas advogadas e uma educadora social, além do pessoal de apoio. Funciona de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 17h, com atendimento presencial e por telefone, e ainda plantão telefônico aos sábados. Os telefones de contato são (27) 3600-1898 e (27) 99262-2452. Na sessão, Carla esteve acompanhada das advogadas Manuely Batista Mello e Romilda .
Ao parabenizar a criação do Centro Margaridas, a vereadora Ciety Cerqueira sugeriu que a divulgação aconteça também nas escolas, inclusive da zona rural. “Precisamos orientar nossas mulheres. É lamentável que, em pleno século XXI, ainda haja tantos monstros matando e mutilando nossas mulheres”.
O presidente Paulo Fundão lamentou que, mesmo com todo o aparato estatal estabelecido pelo Governo do Estado e pelo Governo Federal para proteção das mulheres, ainda existam manchetes com violência desenfreada de homens contra as suas companheiras.