Câmara se Sensibiliza com a Situação da VIPA
Em sessão ordinária realizada na tarde do dia 04/05, a Câmara Municipal de São Mateus, atendendo o requerimento do vereador Paulo Fundão, que solicitou o uso da tribuna popular para que a senhora Maria da Conceição Gonçalves Felizardo, podesse fazer pronunciamento sobre o tema “Controle de Animais Errantes no Município de São Mateus”.
Somos grupo de voluntários de São Mateus-ES, que atuam de forma independente, movidos pelo amor aos animais, e que tem como subsídio as ações de doações.
O VIPA hoje esta passando por um período de instabilidade financeira, nossas despesas já ultrapassa R$15 mil reais por mês, e atualmente não contamos com um orçamento permanente, a instituição sobrevivem de doações e isso causa uma grande angustia.
Importância do VIPA
Apesar da grande aceitação dos animais de estimação e do crescimento do número de pets por lares, o abandono ainda é algo muito presente na sociedade. Entre os principais motivos citados por pessoas que abrem mão de cães e gatos estão gravidez na família, alergias e outras doenças, mudança de residência, filhotes indesejados, velhice do animal e falta de planejamento para a manutenção dos bichinhos de estimação.
Como o abandono é diário e poucas cidades possuem planejamento previsto por lei para a vacinação e castração de animais de rua, além do encaminhamento para adoção, o que nota-se na maioria dos municípios brasileiros é um aumento populacional desenfreado de cães e gatos e, consequentemente, a propagação de possíveis zoonoses, já que os animais podem se tornar hospedeiros e transmissores de doenças, o que configura como caso de saúde pública.
Vereadores na luta pelos animais
Maria da Conceição presidente do VIPA relatou que ao longo de 2020, vinha recebendo recursos públicos através de um convênio com o município, esse convênio nos dava segurança financeira. Hoje a associação não tem como se sustentar, estamos com dificuldade para alimentar e dar qualidade de vida aos animais.
O vereador Cristiano Balanga ressaltou que o município quer assinar novamente o convenio, mas diante da legalidade e obrigação do contrato do convenio, há impedimento em renovação do mesmo, assim como foi relatado pela a própria Maria da Conceição presidente do VIPA.
Os vereadores se colocarão a disposição serem os arquitetos que ira construir a ponte entre os problemas da VIPA e a solução.