Após o Departamento Estadual e Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) autorizar a sinalização viária do balneário de Guriri, na última sexta-feira (23), com a Ordem de Serviço, no valor de R$ 320.384,21, assinada pelo diretor geral do Detran, Givaldo Vieira, e pelo prefeito Daniel Santana, em solenidade na Prefeitura de São Mateus, parlamentares se reuniram com o diretor do órgão e com o chefe da 9ª Ciretran, na sede da Câmara, e reivindicaram extensão das melhorias no trânsito à sede e ao interior do município.
Ciety Cerqueira pediu sinalização na região dos Quilômetros e que o serviço de emplacamento e transferência de veículo seja facilitado para as comunidades do interior, solicitando posto de atendimento da 9ª Ciretran no distrito de Nestor Gomes-KM 41.
Adeci de Sena falou da necessidade de instalação de placas indicativas para orientar turistas que acessam a região do Nativo, Campo Grande, Barra Seca, entre outras.
Isael Aguilar pediu pintura das faixas já apagadas na cidade e intervenção na parte urbana de Nova Lima.
O vereador Lailson requisitou melhorias na sinalização e instalação de ciclovia no acesso principal ao Aroeira, que entrecorta dez bairros de sua região.
Delemarno Suim reivindicou placas indicativas de turismo rural na região dos Quilômetros e reclamou da dificuldade de acesso ao centro da cidade para os condutores que retornam da região do Fórum de São Mateus, pedindo semáforo ou faixa de contenção, além de medidas educativas para o trânsito fluir.
Coordenador do encontro na Casa de Leis, o presidente da Câmara, Paulo Fundão, abordou, entre outros assuntos, ações educativas por um trânsito mais seguro e a municipalização do setor. “Um tema que me interessa, que abrange muito toda a sociedade, é a questão da municipalização do trânsito. Gostaria que ajudasse o nosso prefeito e o nosso secretário para que a gente possa municipalizá-lo e também solicitar que, se tiver dentro da alçada do Detran, que a gente faça em São Mateus um projeto educativo para a nossa sociedade, principalmente sobre o uso da faixa de pedestre. Isso é de extrema importância”, disse Paulo Fundão ao diretor geral do Detran.
Givaldo Vieira pediu aos parlamentares que formalizem todas as demandas relativas ao trânsito discutidas na reunião e, sobre a proposta de tornar o trânsito municipalizado, informou que já foi comunicado das pretensões do município. “São Mateus já tem tamanho para ser municipalizado, o prefeito falou que quer municipalizar. Enquanto isso não chega, a gente vai fazendo as intervenções na cidade e o Detran está disponível no que puder ajudar”, afirmou.
SINALIZAÇÃO DE GURIRI
As intervenções autorizadas pelo Detran, em Guriri, contemplam a implantação e manutenção de sinalização horizontal, vertical e dispositivos auxiliares. O objetivo é organizar o trânsito e oferecer mais segurança aos condutores, ciclistas e pedestres.
As ações incluem a ampliação da oferta de vagas de estacionamento, faixas de pedestres e sinalização de pontos turísticos do balneário. A previsão é que os serviços sejam executados até o mês de setembro.
Também participaram da assinatura da Ordem de Serviço vereadores, representantes da Associação dos CFCs e do Sindicato dos CFCs, lideranças comunitárias e chefes de Ciretrans.