SM Norte mostra proposta para
multiplicar empregos na Cidade

São Mateus – Ampliar os negócios, e multiplicar os empregos, passando de 5 para 120 postos de trabalho em quatro anos. Esta é a meta da empresa SM Norte Embalagens & Comércio Ltda., de acordo com o empresário Eber Carlos de Oliveira. Atendendo a convite do presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Fundão, o empreendedor participou da sessão plenária do dia 24 e evidenciou o apoio que o Município, com destaque para o Parlamento, está dando a todos que desejam investir no desenvolvimento de São Mateus. Ele citou como exemplos as empresas Alho Roxão, Carnes Nobres, All Work e inclusive a Marcopolo, que recentemente também elencou demandas na Tribuna Livre.
Aos vereadores, Eber disse que a SM Norte teve início em plena pandemia, criada para atender o mercado mateense. Contudo a empresa precisou crescer para fornecer embalagens também a outros estados, como Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais e até o Ceará. No Espírito Santo, a cada 15 dias tem entrega na Grande Vitória.
O empresário afirma que a SM Norte tem maquinário para produzir a cada dia 50.000 embalagens, contudo só entrega atualmente 26.000 embalagens a cada mês por falta de instalações maiores e com capacidade de funcionamento 24 horas diárias. Além da abertura de mais turnos de serviço, gerando até 120 empregos, a empresa pretende funcionar sete dias por semana e produzir inclusive parte da matéria-prima que consome. Essa meta visa reduzir o tempo de espera por insumos e melhorar a competitividade com preços mais acessíveis.
Para ampliar a sede e seguir para o Polo Industrial de São Mateus, Eber espera a aprovação de projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal. Para o novo local, a SM Norte Embalagens deve trazer três máquinas já adquiridas em São Paulo e ainda comprar um equipamento chamado de onduladeira, garantindo matéria-prima e ainda fornecendo para terceiros em Linhares e Teixeira de Freitas (BA).
Na sede atual de 300 metros quadrados, localizada na Rua 16 em Guriri, quatro máquinas ocupam metade do galpão, afirma o empresário.

VEREADORES
EMPENHADOS
O empreendedorismo do gestor da SM Norte Embalagens encontrou apoio nos vereadores. Gilton Gomes foi o primeiro a lembrar que o Município precisa gerar empregos para os mateenses. “Vamos contribuir com o que for necessário”, disse.
Relator do projeto de lei que deve garantir o terreno para a SM Norte no Polo Industrial, o vereador Carlinho Simião aproveitou para tirar dúvidas sobre o cronograma que a empresa tem para crescer e gerar novos postos de trabalho. No mesmo caminho, com o foco na geração de empregos, Delermano Suim esclareceu dúvidas sobre o processo de obtenção de matéria-prima para abastecimento da indústria. Ele manifestou confiança de que a empresa avançará para outros mercados.
O vereador Adeci de Sena destacou a importância de capacitar os trabalhadores mateenses que atuarão na operação das máquinas modernas nas futuras instalações da SM Norte Embalagens. Cristiano Balanga salientou que o prefeito Daniel Santana tem dado incentivo para estimular a instalação em São Mateus de grandes empresas e também a proliferação de microempreendedores.
Para agilizar a tramitação, o vereador Isael Aguilar disse que, na comissão em que atua, já havia assinado o parecer favorável à doação de terreno público à SM Norte Embalagens. “Com fé em Deus, a empresa vai melhorar muito mais nesse espaço lá no Polo Industrial”, comentou.
“Vejo todo o trabalho que vocês estão fazendo, o Doutor Paulo Fundão, o prefeito Daniel Santana, todos os vereadores… Vocês estão olhando para o grande empreendedor, para o médio e também para o pequeno” – acrescentou o empresário Eber.
A vereadora Ciety Cerqueira afirmou que a taxa de desemprego é vergonhosa em todo o País. Ela lembrou que o Poder Legislativo de São Mateus tem recebido dirigentes de empresas que geram 500 empregos, mas também os pequenos, sempre com o mesmo estímulo. “É de gota em gota que os rios enchem os mares”, comentou.
De volta após recuperação de cirurgia, o vereador Kacio Mendes agradeceu a Eber por confiar e investir em São Mateus. Ele reforçou que todos os vereadores estão empenhados no crescimento das empresas e no desenvolvimento do Município.

PROJEÇÃO NACIONAL
Por fim, o presidente da Câmara, Paulo Fundão, desejou muito sucesso aos projetos da SM Norte Embalagens. “Não tenho dúvida nenhuma do sucesso da empresa. Dentro de alguns anos, a sua empresa, Eber, será conhecida em todo o Estado e no Brasil, saindo de cinco empregos para 120 num prazo de quatro anos. Em mais alguns dias, vamos aprovar o projeto. Este é o nosso papel: ajudar os empreendedores, as empresas, a desenvolver o Município” – concluiu Paulo Fundão.