São Mateus – Em sessão solene domingo (3/10) para cumprimento de decisão judicial, a Câmara Municipal deu posse ao prefeito em exercício Ailton Caffeu. Conduzida pelo presidente do Legislativo, vereador Paulo Fundão, a sessão extraordinária teve a participação de todos os vereadores. A cerimônia no Plenário Lizete Conde Rios começou às 10h20 e contou ainda com a participação dos secretários municipais Henrique Folador (Saúde), Jasson Barcelos (Esportes, Lazer e Juventude) e Ricardo Louzada (Meio Ambiente), familiares do prefeito empossado, lideranças sociais e populares. Na saudação, vários vereadores destacaram a importância de o Executivo tomar medidas para garantir o abastecimento de água potável.
Na sessão marcada pela cordialidade, os vereadores, em breves discursos, reforçaram a determinação, que permeia a atual legislatura, de continuarem primando pela estabilidade política, em harmonia com o prefeito em exercício, pelo desenvolvimento socioeconômico de São Mateus. Parlamentares insistiram que o Município não pode parar, mesmo em período de turbulências como este, com a prisão e consequente afastamento do prefeito eleito.
Ao empossado Caffeu foram direcionados pedidos para priorizar o atendimento nas comunidades rurais, entre outras sugestões. Entretanto a escassez hídrica dominou a grande maioria dos pronunciamentos dos vereadores, que sugeriram ao prefeito em exercício prioridade na articulação com o governador Renato Casagrande e o Governo Federal para a solução do abastecimento de água potável no Município.
Os vereadores se prontificaram a participar das articulações em busca de soluções já que, para piorar a situação dos mateenses, além da estiagem prolongada que reduz a vazão de rios e córregos, as águas do Rio Cricaré estão salinizadas no ponto de captação do Saae por causa do avanço da cunha salina que tem origem no oceano.
O prefeito em exercício Ailton Caffeu acatou a sugestão dos vereadores, e de imediato agendou uma reunião com os parlamentares, secretários municipais e representantes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Solicitou ainda, à assessoria do deputado estadual Freitas, para marcar “com urgência” uma reunião com o governador Casagrande, sempre com a participação dos vereadores.
Aos parlamentares e aos munícipes que acompanharam a sessão, Caffeu adiantou que, enquanto estiver como prefeito, trabalhará para o desenvolvimento de todo o Município.

CONHEÇA CAFFEU
Natural de São Mateus e residente na comunidade rural de Nova Aimorés (Km 35), onde atua como produtor rural, o prefeito em exercício Ailton Caffeu é casado há 37 anos com Merivani Rissi Caffeu, com quem tem dois filhos: Marcelo e Ailson.
Ex-vereador por quatro mandatos, Caffeu tem dois netos (Anthony e Matheus), fruto da união do filho Marcelo com a nora Edlayne. Na posse estiveram presentes ainda a futura nora Ariana e o irmão Raulino.
O prefeito em exercício é filiado ao partido Cidadania. Em 2020, foi eleito vice-prefeito na chapa com o prefeito Daniel Santana.