A entrega de Honrarias e Títulos Honoríficos, promovida pela Câmara Municipal de São Mateus, na data de aniversário da cidade (21 de setembro), deve apresentar novidades a partir desde ano com a apresentação de uma proposta, pela Mesa Diretora, em tramitação nas Comissões Permanentes do Parlamento.
Trata-se do Projeto de Lei Nº 014/2021, que estabelece nomenclaturas e normas para concessão de honrarias e títulos honoríficos aos cidadãos pelo Poder Legislativo.
Assinam a proposição com o presidente da Casa de Leis, Paulo Fundão; o vice-presidente, Kacio Mendes; a 1ª secretária, Ciety Cerqueira, e o 2º secretário, Delermano Suim.
A proposta permitirá, por exemplo, conferir tsmbém homenagem a autoridades e personalidades ilustres que visitarem a cidade.
“Nós estamos criando o título de Visitante Ilustre. O presidente da República esteve há poucos dias aqui e esta Casa não teve condições de aprovar uma honraria para a nossa maior autoridade a nível de Brasil, porque a lei não nos permitia. Isso me instou a, junto com os demais membros da Mesa, elaborarmos este projeto de lei” argumentou o presidente da Câmara.
A proposta prevê a inserção de novas nomenclaturas em Medalhas de Honra ao Mérito, que levarão os nomes de cidadãos e cidadãs já falecidos, que deixaram um legado na vida pública ou em outros seguimentos da sociedade.
“Além dos títulos aos cidadãos temos aqui medalhas, placas simbólicas e certificados de Honra ao Mérito. Nós temos inúmeras pessoas, ilustres cidadãos que representaram de forma brilhante o nosso município, que já faleceram”, disse Paulo Fundão, citando alguns nomes das comendas.
MEDALHAS DE HONRA AO MÉRITO: “Gualter Nunes Loureiro”; “Matheus Cunha Fundão”; Wallace Castelo Dutra”; “Luigia Ubizzoni Bordoni”; “Iosana Fundão Azevedo”; “Clarice Fragoso Monteiro Lobato Galvão de São Martinho”; “André Ortolani Nardotto”; “José Luiz Neves”, “Herinéa Lima Oliveira”; Altamiro Paulino Sodré”; “Pedro dos Santos Alves”; “Amocim Leite”; “Salvino Pereira Rodrigues”; “Jones dos Santos Neves”; “Oscar Sá Freire Dutra”; “Maria Alice de Souza Bezerra”; “Benedito Caulyt Figueiredo”; “Tânia Mara da Silva Neves”; “Desembargador Frederico Pimentel”; “Wallas Batista Oliveira”; “José Carlos do Vale Araújo”; “Ivana Nanssur de Paiva Gonçalves”; “Regina Celi Oliveira”; “Jackson Mendonça Bahia”; “Manoelito Emilio de Almeida”; “Cornélia da Conceição”; “Willian Zanni”; “Nágila Barbosa Vignoli”; “Jonas Paulo Bergamini”; “Marcos Antônio Vieira Filho”; “Felipe Martins Hatum Mathias”
“Nós ainda discutiremos a viabilidade de colocar alguns outros nomes que sejam de consenso entre os parlamentares. Esse é um projeto de extrema relevância para que possamos aprová-lo já na próxima sessão, porque o prazo nosso é curto, pois em setembro nós temos o aniversário da cidade e a entrega dos Títulos de Cidadão”, lembrou o presidente.