O plenário da Câmara aprovou, por unanimidade em turno único, esta semana, o Projeto de Lei nº 013/2021 do Poder Executivo, autorizando a prefeitura a doar com encargo, por escritura pública, à empresa Oxford Porcelanas ES Ltda, uma área de terras pertencente ao Município, limítrofe à sede da fábrica no bairro São Benedito (Rodocon).
Com a autorização concedida pela Casa de Leis, a prefeitura está apta a doar à Oxford um terreno rural legitimado, medindo quase 46.997,86 mil m², avaliado em R$ 374.102.86.
A destinação legal do imóvel municipal à indústria permitirá novo processo de ampliação de suas instalações em São Mateus (3ª fase), com a previsão de gerar mais empregos e divisas para a cidade.
A segunda etapa de expansão da planta industrial mateense, por exemplo, já está em processo de conclusão e deve ser inaugurada em julho, ofertando 500 empregos diretos e elevando para 1000 o total de funcionários após entrar em operação, conforme anunciou a diretoria da Oxford no Espírito Santo.

Igor Rabelo/Secom PMSM
Destinação
No terreno doado pelo Município, a empresa de porcelanas pretende abrigar áreas para estoque de produtos e construir uma loja da fábrica; espaço para realização de feiras; estacionamento e sede social e recreativa para os trabalhadores da empresa e comunidade local.
A proposição aprovada pela Câmara determina que na fase de instalação e operação o donatário deverá priorizar a contratação de mão de obra mateense nos termos da Lei Municipal que assegura tal prioridade.
“É uma honra para esta Casa de Leis ser partícipe deste processo, dando o nosso aval
ao Chefe do Poder Executivo para fazer a doação desta área a uma empresa tão grandiosa, a maior fabricante de artigos em porcelana e cerâmica das Américas. Nós, mateenses, temos a grata satisfação de abrigar a unidade capixaba da Oxford e o Legislativo se orgulha em dar sua parcela de contribuição efetiva a este importante empreendimento, que tanto contribui para a geração de empregos e o desenvolvimento de São Mateus”, avaliou o presidente da Câmara, Paulo Fundão.
“É um projeto muito importante que vai gerar empregos para poder atender as pessoas que precisam trabalhar. Todos estão apoiando esta proposição”, disse o vereador Gilton Gomes de Jesus.
“A Empresa Oxford é de grande importância para o nosso município. Emprega mais de 500 trabalhadores. Tivemos o privilégio de conhecer toda a fábrica. Quanto à doação do terreno para essa empresa é justo e necessário. Mais pessoas terão a oportunidade de conquistar o seu trabalho e poderão garantir o pão na mesa da sua família”, destacou a vereadora Ciety Cerqueira.
A Lei seguiu para a sanção do prefeito Daniel Santana que, entre outras justificativas, ressaltou que “a expansão da unidade fabril impactará diretamente na geração de novos empregos e renda, pois aumentará as atividades, produções e vendas da Oxford”.
“É um projeto de grande envergadura para o nosso município, dando incentivo para o nosso município, geração de renda, geração de emprego e todo mundo fica satisfeito. Projeto assim, nós temos que estar sempre votando, sempre buscando”, afirmou o vereador Carlinho Simião.
“Toda sessão, é de vontade da gente estar votando um projeto desse. Quem faz uma visita daquela que nós vereadores fizemos lá vê o investimento que aquela empresa faz no nosso município, fora o emprego que dá”, disse o vereador Isael Aguilar.
“Nós que estamos de frente nesse Poder Legislativo, junto com o Executivo, jamais podemos recusar estar aprovando um projeto de uma envergadura dessa”, reforçou Robertinho de Assis.
“Hoje me deparo diante de um projeto que tenho orgulho de dar aqui a minha declaração que sou favorável, o meu voto de apoio, porque são mais de mil empregos em nossa cidade. Isso me deixa muito esperançoso, muito satisfeito”, explanou o vereador Lailson da Aroeira.
Delermano Suim elogiou a postura da empresa em valorizar jovens que procuram o primeiro emprego e trabalhadores de idade mais avançada. “É de suma importância esta oportunidade. É gratificante para cada um de nós, vereadores, fazer parte deste momento em que tanto os jovens quanto pessoas de meia idade vão estar tendo uma nova oportunidade de seguir uma carreira”.