POR INDICAÇÃO DO PRESIDENTE PAULO FUNDÃO, EMPRESA GENUINAMENTE MATEENSE RECEBE RECONHECIMENTO DOS VEREADORES

São Mateus – Com investimentos de apenas R$ 360 para compra de matéria-prima no Polo de Confecções da Glória, em Vila Velha, nascia em 2010 a Borana. Focada em trabalho, criatividade e estilo próprio, a empresa brilhou no São Paulo Fashion Week (SPFW) e ganhou o mundo, exportando seus produtos para diferentes países. A convite do presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Fundão, o representante Jorge Luiz Maciel de Aguiar, o Jorginho, participou da sessão ordinária desta semana, em que utilizou a Tribuna Livre e ainda recebeu o certificado da Moção de Congratulação, aprovada por unanimidade no dia 16.
Ao homenagear a Borana, Paulo Fundão enfatizou “orgulho muito grande”, como mateense, de ver o sucesso da empresa, “gerando empregos, em nível de Estado do Espírito Santo, de Brasil e de mundo”. Num estímulo aos empreendedores da Cidade, o presidente da Câmara salientou que na Borana tudo começou com uma ideia. “E com uma ideia a empresa genuinamente mateense foi parar em Macau, na China. Andou o mundo, e vai continuar andando o mundo” – destacou o autor da homenagem à Borana. “É mais do que justa esta singela homenagem diante da grandeza deste empreendimento”, completou.

CONQUISTAS
Relatadas por Jorginho Aguiar, as conquistas da Borana entusiasmaram os vereadores. Desde os primeiros biquínis ainda artesanais, até a abertura ao comércio internacional, sempre foi necessárias persistência e sensibilidade a fim de identificar nichos em moda praia, fitness e casual. Jorginho lembra que a primeira cliente foi uma jovem portuguesa, estudante de Direito, que acabou custeando o curso com o que arrecadava revendendo os biquínis da Borana na Europa.
O empreendedor ressalta que não é fácil investir no País, que, segundo ele, apresenta, entre outros entraves, o que chamou de manicômio fiscal. “Quando vir uma empresa pequena crescendo, acredite nela”, recomendou. Ele enfatiza que é preciso quebrar tabus e descartar superstições que atingem a autoestima de mateenses. “Aqui não existe cabeça de jegue, não existe nada disso”, afirmou.
O empresário, que é músico e atuou na Lira Mateense, ressalta que São Mateus apresenta muitos talentos, no esporte, na arte e também na moda. “O que temos que fazer é prestigiar. O prestígio é muito mais importante no começo” – completou.
Aos vereadores, Jorginho relatou a odisseia que foi conquistar o direito de mostrar os produtos Borana, em desfiles coletivos e solo, num dois maiores eventos de moda do Planeta, o São Paulo Fashion Week. Com uma marca até então desconhecida, e um lastro histórico de um dos municípios mais antigos do País, a Borana fez o melhor desfile da edição 47 da SPFW, disputando com as marcas mais renomadas do País, como relata o empreendedor.
Por essa performance a empresa rompeu as fronteiras do País e foi parar até em Macau, na China. Esse feito histórico colocou a Borana também na mira da pirataria. A empresa teve ainda um de seus modelos utilizados em live pela popstar Anitta, complementa Jorginho Aguiar.
De acordo com o empresário, hoje a Borana oferece em São Mateus 87 empregos diretos e mais de 60 famílias atuam de forma indireta, com prestação de serviços na Cidade e região. Porém, segundo Jorginho, a maior parte da produção é confeccionada no Rio de Janeiro. Conforme explicou, para atender a demanda na alta temporada a empresa precisaria ter 500 costureiras.
Jorginho salientou que, apesar do desemprego, há também carência de pessoas capacitadas. Por conta disso, a empresa atua até na área social, capacitando mulheres para a prestação de serviços, inclusive em parceria com a Comunidade Morro da Arara. O empreendedor afirma que a Borana trata todo o esgoto que produz, além de priorizar geração de energia solar e até manter uma horta orgânica com produção dirigida aos funcionários.

MERCADO
Com uma franquia em São Mateus, a Borana tem lojas próprias na Praia do Canto, em Vitória, e em shopping de Vila Velha, em Ipanema e também no Barra Shopping, o maior da América Latina, na capital fluminense. Para 2023, à espera da estabilidade política, pretende abrir mais quatro lojas no Nordeste e três lojas em São Paulo. “Temos também projeto de internacionalização”, adianta.
Recentemente, com apoio da Prefeitura e intercâmbio com organizações sociais, a Borana realizou uma feira em São Mateus. Na semana seguinte, partiu para duas feiras internacionais: em Nova York, nos Estados Unidos, e em Milão, na Itália.

VEREADORES
Os vereadores Carlinho Simião, Cristiano Balanga e Delermano Suim também enalteceram as conquistas da Borana num segmento tão complexo que é o de moda. Balanga inclusive propôs parceria junto com a comunidade do Bairro Esplanada (Seac).