CÂMARA SE UNE COM O COLETIVO DE MULHERES-BELAS CONTRA A VIOLÊNCIA E FEMINICÍDIO
Em sessão ordinária realizada na tarde do dia 04/05, a Câmara Municipal de São Mateus, atendendo o requerimento da vereadora Ciety Cerqueira, seguindo a tradição de ser a caixa de ressonância da sociedade mateense, recebeu a senhora Zenilza Aparecida Barros, membro do Coletivo Belas de São Mateus, para fazer uso da tribuna popular, para proferir pronunciamento sobre o tema “Atuação do Coletivo de Mulheres Belas”
O coletivo foi criado em 2018, com o objetivo de reunir mulheres de diversos segmentos para discutirmos as necessidades de políticas públicas para mulheres em São Mateus, principalmente buscando políticas que reduzam os índices de violência contra a mulher.
Retrato da Violência
São Mateus, segundo dados do Observatório de Segurança Pública do ES, registrou de 2014 a 2020, 33 mortes de mulheres por feminicídio, crime praticado contra a mulher, em todos eles os autores são maridos, ex-maridos, namorados, companheiros ou parente próximo.
E se formos falar dos dados de violência que não chegou a morte, os dados são ainda mais alarmantes. No Estado do ES, em 2018 foram 14.991 boletins de ocorrência. As mulheres sofrem com a violência física, psicológica.
Propostas para combater o Feminicídio
Dialogar com o Município, para que execute o Pacto de Enfrentamento à Violência contra a Mulher;
Propor para o Município a adesão ao projeto, Homem que é homem, do governo Estadual;
Fortalecer os Centros de Referência de Atendimento á Mulher Vítima de Violência e a Delegacia da Mulher;
Abrir um amplo debate com a Sociedade através de uma Audiência Pública com diversos setores da sociedade;
Vereadores juntos nesta luta!
Os vereadores e a vereadora se mostraram solidários a luta do Coletivo, firmando um acordo de apoio ao combate a violência contra as mulheres, e se colocaram a disposição para articular as propostas juntos com o município.
“Temos a obrigação de combater, a violência conta a mulher” Afirma Paulo Fundão.