29/11/2017

DIA DO DEMOLAY SERÁ COMEMORADO EM 18 DE MARÇO

A ordem DeMoley é patrocinada pela Maçonaria e formada por meninos de 12 e 21 anos.

A Câmara de Vereadores de São Mateus aprovou o Projeto de Lei (PL) nº053/2017, de autoria do vereador Jozail do Bombeiro (PTB), que instituiu o Dia do DeMolay no município de São Mateus.

O artigo 1º do PL determina a data de 18 de março para comemorar o dia. A ordem DeMolay é uma organização internacional, que sob a orientação da Maçonaria, agrega jovens com idade entre 12 e 21 anos incompletos. É um movimento voltado para a formação de líderes.

Na justificativa do Projeto, Jozail ressaltou que municípios como Barra de São Francisco-ES, João Pessoa-PE, Boa Vista-RR, Valença-RJ, São Carlos-SP,  e Rio de Janeiro-RJ já comemoram a data. “A Assembleia Legislativa do nosso estado e o Congresso Nacional também decretaram o 18 de março como o Dia do DeMolay. Será um momento oportuno para a realização de atividades e divulgação da Ordem”, disse Jozail.

Em São Mateus, o Capítulo São Mateus nº467 da Ordem DeMolay, tem sede na Avenida Othovarino Duarte Santos, nº1.500, Guriri, exercendo atividades sociais, educacionais, filantrópicos em benefício da sociedade.

DeMolay em São Mateus

A Ordem DeMolay chegou a São Mateus em outubro de 2000, sendo fundado o Capítulo São Mateus nº467, patrocinado pelo Loja Maçônica Luzes da Ilha nº59. Por cinco anos, as atividades da Ordem perderam um pouco as forças, mas em 2010, retornaram a atuação e até hoje, contribui de forma significativa para a formação de vários membros que hoje colaboram para o desenvolvimento da sociedade local.

Para ser um DeMolay, não é necessário ser filho de Maçom, a boa conduta e a indicação de um DeMolay são requisitos.

*Foto: Rosivaldo Batista (SECOM/CMSM)