24/11/2017

EM VISITA À CÂMARA, ALUNOS SUGEREM CRIAÇÃO DE HORTA NOS BAIRROS

Na tarde de ontem (23), alunos do 3º ano da Escola Alternativa estiveram na sede do Poder Legislativo Municipal para participarem do Projeto Escola na Câmara. Muito bem preparados por suas professoras, os alunos apresentaram uma pequena pauta de sugestões, pedindo a implantação de horta nos bairros, restaurante comunitário e a instalação de banheiros públicos na praia de Guriri.

Uma das estudantes defendeu a indicação. “Acredito que a horta nos bairros vai ajudar muito gente, que não tem o que comer”, disse.

A professora Renata Venturini explicou que dentro da disciplina de História, os alunos estudaram a formação e atribuições dos Poderes Legislativo e Executivo e que a visita à Câmara foi de extrema importância para a compreensão. “Estamos muito felizes em poder ofertar às crianças esta incrível vivência com o Poder Legislativo”, salientou.

Os alunos chegaram à Câmara por volta as 14 horas e receberam uma rápida orientação sobre o funcionamento do legislativo. Depois, com os nomes já escolhidos em sala de aula, 11 estudantes simularam uma Sessão Ordinária. “O que vimos aqui hoje muito nos alegra. Ter a oportunidade de abrir as portas desta Casa de Leis para a escola Alternativa foi interessante para nós, ao observarmos o comportamento de curiosidade dos alunos, e mais ainda para eles, que tiveram a oportunidade de vivenciar a rotina de uma Câmara”, frisou Carlos Alberto Gomes Alves (PSB), presidente da Câmara.

Jaciara Teixeira (PT), presidente da Comissão de Educação, Saúde, Cultura, Meio Ambiente e Agricultura e mediadora para realização do Escola na Câmara, explicou que qualquer escola pode participar do projeto, públicas, privadas, ensinos fundamental, médio e superior. “O objetivo do Escola na Câmara é aproximar os estudantes do Poder Legislativo. Todas essas crianças que estiveram aqui hoje não tinham ideia do que é a Câmara. A maior parte dos pais também não, e serão elas, as crianças, que disseminaram tudo o que viram e aprenderam”, frisou.

O vereador Jozail do Bombeiro (PTB) enfatizou a satisfação da Câmara em receber estudantes e destacou. “Ficamos com a pureza dessas crianças que estiveram conosco. Nem sempre o debate é tranquilo e até aqui, na Sessão Simulada, houve um momento em duas das vereadoras mirins não concordarem com as propostas apresentadas. Isso é a democracia que deve ser plena em um parlamento”, disse.

Além de Jaciara, Jozail e Carlos Alberto, estavam presentes os vereadores Ajalirio Caldeira (PHS), Antônio Luiz Cardoso (PRTB), Jorge Recla (PTB) e Paulo Chagas (PT). As propostas apresentadas pelos estudantes serão analisadas pelos vereadores e, se viáveis, apresentadas em plenário para discussão e votação. O pedido de Restaurante Comunitário inclusive já foi apresentado pelo vereador Paulo Chagas.