09/11/2017

VEREADORES CONHECEM GUARDA MUNICIPAL DE LINHARES

Com o objetivo de conhecer profundamente o funcionamento de Guardas Municipais em cidades vizinhas, os vereadores Antônio Luiz Cardoso “Temperinho” (PRTB), Aquiles Moreira da Silva (PMN), Jorge Recla (PTB) e Jozail do Bombeiro (PTB) estiveram na última quarta-feira (1º) no município de Linhares para conhecer a estrutura e as atividades desenvolvidas pela Guarda.

A motivação da visita é a tramitação, na Câmara de São Mateus, do Projeto de Lei (PL) nº019/2017 de autoria do Poder Executivo, que pretende ampliar as funções da Guarda Patrimonial Cidadã Municipal e subdividi-la em três categorias.

“A visita me fez entender qual é o verdadeiro sentido da Guarda Municipal. Em Linhares, eles trabalham sendo os olhos da Polícia Militar nas comunidades e atende principalmente às demandas apresentadas pelos munícipes. Outro fator importante é que a Guarda Municipal de Linhares está em atuação há bastante tempo e ainda não é armada”, disse o autor da indicação nº180/2017 que sugeriu ao Executivo a elaboração do Projeto de Lei para criação da Guarda Municipal, vereador Jorge Recla. Jorginho ainda ressaltou que durante a greve da Polícia Militar, no início deste ano, o comércio de Linhares funcionou graças à atuação da Guarda Municipal.

Aquiles Moreira, presidente da Comissão de Constituição, Justiça, Direitos Humanos, Cidadania e Redação, foi quem organizou a visita à Linhares. “A oportunidade de conhecer a Guarda Municipal de Linhares apenas confirmou aquilo que já debatíamos com os colegas vereadores. O projeto requer muito cuidado em seu estudo e confirmamos isso ao ver na prática, como funciona um bom exemplo de Guarda Municipal. É notório que as atividades exercidas na segurança pública, defesas social e civil estão muito avançadas na cidade de Linhares, o que surpreendeu à todos nós”, pontuou Aquiles.

Membro da Comissão de Justiça, o vereador Jozail do Bombeiro também salientou a atuação da Guarda Municipal de Linhares. “Fiquei muito satisfeito com a visita, realmente Linhares está muito avançada em relação às atividades de segurança pública, defesa social e defesa civil, contando com uma estrutura de videomonitoramento 24h em pleno funcionamento, auxiliando nas operações das polícias com ações integradas, 0800 que fala diretamente no departamento de trânsito, número gratuito 153 que fala diretamente na Guarda Civil, Ronda Ostensiva, além de outras atividades desenvolvidas.

Os vereadores que estiveram em Linhares devem propor emendas ao PL do Executivo, como por exemplo, a criação da Guarda Ambiental. “A proposta que está em análise na Câmara prevê a subdivisão da Guarda Municipal em Patrimonial, Cidadã e de Trânsito. Nossa sugestão é que seja inserida a Guarda Ambiental a esse projeto”, contou Temperinho.

Outros ajustes devem ser feitos ao projeto original, estabelecendo com mais clareza os critérios para atuação em cada uma das Guardas que deverão ser criadas, além de uma cuidadosa lista de exigências, como o exame toxicológico.

Reunião

No próximo dia 20, o secretário de Cidadania e Segurança Pública de Linhares, Coronel Jones da Silva de Freitas estará na Câmara de São Mateus para apresentação a todos os vereadores do funcionamento da Guarda Municipal.

O vereador Aquiles fez o convite na última terça. “O que vimos em Linhares muito nos agradou, por isso queremos compartilhar com os demais vereadores. Quanto mais informação tivermos sobre o funcionamento de Guardas Municipais, melhor ficará o texto final do PL que tramita na Câmara", concluiu.