26/10/2017

MATERNIDADE ADOTA POLÍTICA DO PARTO ADEQUADO

Em reunião na manhã desta quinta-feira (26) com vereadores, a direção do hospital apresentou a nova metodologia de partos adotada pela instituição.

A convite da direção do Hospital Maternidade, os vereadores Aquiles Moreira (PMN), Carlos Alberto (PSB), Jorginho Cabeção (PTB) e Jozail do Bombeiro (PTB) estiveram na manhã desta terça-feira (26) no Hospital Maternidade em reunião com a diretora da instituição, Dulce Marculano.

No encontro informal, foi apresentado aos parlamentares o projeto Parto Adequado. A nova metodologia tem o objetivo de desmistificar o parto normal a qualquer custo. “A mulher vai ter o parto que for adequado ao corpo e condições dela”, salientou Dulce. O projeto Parto Adequado, é desenvolvido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) e o Institute for Healthcare Improvement (IHI), com o apoio do Ministério da Saúde. Essa iniciativa visa ainda oferecer às mulheres e aos bebês o cuidado certo, na hora certa, ao longo da gestação, durante todo o trabalho de parto e pós parto, considerando a estrutura e o preparo da equipe multiprofissional, a medicina baseada em evidência e as condições socioculturais e afetivas da gestante e família.

Segundo Dulce, hoje o Hospital Maternidade é referência nacional no parto adequado. “Começamos a plantar uma sementinha no atendimento humanizado em 2012 e hoje estamos colhendo os frutos disso. Nossos colaboradores entenderam a necessidade de ofertar ao usuário do nosso serviço um atendimento de qualidade. Como nossa estrutura não é apropriada, valorizamos o lado humano. Mesmo assim, já temos uma suíte de parto adequado pronta para receber nossas gestantes”, contou Dulce.

Para o vereador Jozail, as mudanças no Maternidade já são percebidas. “Os bons indicadores do hospital são resultado desse trabalho iniciado há cinco anos”, disse. O vice-presidente, Jorginho Cabeção, lembrou das constantes denúncias que chegavam à Câmara de Vereadores, relacionadas a mau atendimento e maus tratos. “Fico feliz em ver o hospital nesse novo nível, aliás, momento oportuno para que o Poder Executivo faça os investimentos necessários”, frisou.

O Maternidade realiza atualmente, entre 180 e 200 partos por mês, atendendo a gestantes dos municípios de Mucurici, Ponto Belo, Pedro Canário e São Mateus.

Dificuldade financeira ainda é entrave para o Hospital

Apesar da inovação no sistema de partos implantado no Maternidade, a instituição ainda passa por dificuldades financeiras. Segundo Dulce, desde 2015, no auge da crise enfrentada pelo hospital, a dívida se acumulou e hoje totaliza 729 mil reais de débitos. Mensalmente, a defasagem varia entre 70 e 80 mil reais.

“Mesmo com os repasses de verba dos governos federal, estadual e municipal e a pequena contribuição que os municípios atendidos pelo hospital fazem, as contas não fecham”, contou Dulce. Segundo ela, dos 400 mil reais, previstos no orçamento municipal deste ano para repasse ao hospital, apenas uma parcela foi paga. “O que nos permite receber as verbas é o parcelamentos das dívidas que fizemos”, explicou a diretora.

Os vereadores presentes na reunião se prontificaram a manter o diálogo com a direção do hospital e colaborar com ações que competem ao legislativo municipal.

Carlos Alberto sugeriu que o hospital volte a realizar cirurgias eletivas. “Essa alternativa aumenta o valor de entradas no caixa do hospital e ainda amplia os serviços ofertados a nossos munícipes”, destacou o presidente.