18/10/2017

JOVEM É HOMENAGEADA PELA INICIATIVA DE DOAR CABELOS PARA AFECC

A Câmara de Vereadores de São Mateus aprovou a Moção nº045/2017, que concedeu a Emanuela Franquilim Evangelista Voto de Congratulação pelo gesto de generosidade, por meio da doação de cabelos à Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (AFECC). A jovem de apenas 18 anos, que é moradora do Distrito de Nova Lima, teve a iniciativa por entender a necessidade de muitas mulheres, que ao enfrentar algum tipo de câncer, sofrem também com a queda do cabelo.

“Muitas delas não tem condições de comprar uma peruca. O que essa menina fez foi um gesto de amor”, frisou Carlos Alberto Gomes Alves (PSB), autor da Moção.

A atitude de Emanuela rendeu outra doação. Uma amiga repetiu o gesto e também doou os cabelos para a AFECC. Na justificativa na Moção, Carlos Alberto destacou que “gestos como estes precisam se tornar público para que motivem e encorajem mulheres e jovens a ter a mesma atitude, digna de honrarias e reconhecimento da sociedade de um modo geral”.

O que é a AFECC

A Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (AFECC) nasceu no ano de 1952, após uma mobilização do médico oncologista Dr. Afonso Bianco, que prestava assistência aos pacientes com câncer na Santa Casa de Misericórdia de Vitória, única instituição que oferecia tratamento oncológico na época.

A instituição cresceu e em 1964 a Afecc recebeu uma doação da Central Evangélica da Alemanha e em 1967, o governo do Estado doou o terreno para a edificação de um hospital específico para o tratamento de câncer, o Santa Rita de Cássia, inaugurado no ano de 1970.

A Afecc é administrada por uma diretoria voluntária e conta com uma equipe de 340 voluntários com o objetivo de promover o bem estar do paciente.

*Foto: Rosivaldo Batista (SECOM/CMSM)