APROVADO PROJETO QUE INSTITUI PROGRAMA HORTA NAS ESCOLAS

Com o objetivo de incentivar o consumo de alimentos saudáveis, garantindo a segurança alimentar e nutricional de alunos da rede municipal de ensino no interior e na sede, a Câmara de Vereadores aprovou o Projeto de Lei (PL) nº017/2017 que autoriza o município a implantar o programa “Horta nas Escolas”.

A proposta aprovada determina que o programa é de responsabilidade das Secretarias de Educação e Agricultura e deverá ser desenvolvido em áreas próprias disponíveis nas unidades escolares. O artigo terceiro da lei aprovada prevê que, nos casos de ausências desses espaços, os estabelecimentos de ensino poderão firmar contratos ou convênios para o uso de terrenos particulares.

“O programa será uma atividade extracurricular que vai estimular a socialização, trabalho em equipe, vivência ambiental e consciência cidadã. A ocupação de espaços não aproveitados ou abandonados e vai tornar a unidade escolar em ambiente agradável onde o aluno vai interagir com a comunidade”, destacou a vereadora Jaciara Teixeira (PT), autora do PL. Segundo Jaciara, escolas do interior já trabalham com o programa.

Relator do projeto, o vereador Paulo Chagas (PT), destacou a importância do programa para a agricultura familiar. “Esse projeto fomenta, mesmo que indiretamente, nossa agricultura, além de promover a educação e a preservação ambiental, ensinando aos alunos os valores nutricionais, terapêuticos e funcionais dos vegetais na alimentação”, disse o vereador.