15/08/2017

Novo ponto de captação da água - VEREADORES VÃO ESTUDAR PROJETO APRESENTADO

No final da tarde de ontem (14), vereadores de São Mateus receberam uma Comitiva do Governo do Estado, representado pelo secretário de estado da agricultura Octaciano Neto e o secretário-chefe da Casa Civil, José Carlos da Fonseca, que estiveram na Câmara exclusivamente pra entregar aos vereadores o projeto de engenharia desenvolvido pelo governo e por duas empresas privadas, que sugere a mudança do ponto de captação da água com a construção de uma barragem no KM 15, uma estação de bombeamento e uma nova adutora.

“Na próxima quinta-feira (17) vamos nos reunir para estudar o que foi apresentado pelo governo estadual e depois convocar uma Audiência Pública. A população precisa conhecer o projeto para também analisar quem terá condições de executar o serviço, se o próprio Saae, a Cesan ou uma empresa privada. Certo é que esse será um debate amplo mas que precisa acontecer com celeridade. Não é de caminhão-pipa que nosso povo precisa e sim, de uma solução definitiva”, destacou o presidente da Câmara, Carlos Alberto Gomes Alves (PSB).

O custo da obra é de R$41.802.860,77 e segundo Octaciano, pode ser executada no prazo de seis meses a um ano. “Esse tempo vai depender de quem vai executar. Caso o município opte pela Cesan, a Companhia tem recursos para iniciar a obra de imediato”, garantiu.

Os vereadores ponderaram a necessidade de um projeto para ampliação da rede de tratamento e saneamento. “O debate não se resume a mudança do ponto de captação da água. Estamos atentos à demanda das comunidades mais distantes da sede e temos ainda em questão Guriri, que precisa de atenção especial”, disse o vice-presidente e membro da Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Meio Ambiente, Jorge Recla de Jesus (PTB).