28/06/2017

POPULAÇÃO LOTA PÁTIO DE ESCOLA EM SESSÃO ITINERANTE

A primeira Sessão Itinerante de 2017 foi marcada pela participação popular. Moradores do bairro Vila Nova e estudantes da Escola Estadual Américo Silvares lotaram o pátio da unidade, onde a Sessão foi realizada e debateram, de forma democrática com os vereadores, temas pertinentes ao bairro.

Entre as abordagens feitas pelos moradores, foi apontado o problema antigo do valão que corta o bairro. O questionamento foi feito pela moradora Lidiane dos Santos Machado. “Colocaram as manilhas lá e não voltaram”, pontuou.

A obra estava sendo realizada com verba dos governos estadual e federal, mas o repasse dos recursos foi interrompido. A explicação foi do vereador Francisco Amaro (PTdoB).

Com pouco informação sobre o Poder Legislativo, o morador Tiago Herpes também usou a Tribuna Popular para questionar a interação entre os poderes Legislativo e Executivo. “Já houve uma conversa entre os vereadores e o prefeito? Acho que não!”, disse.

Desde o início deste mandato, a Câmara manifestou preocupação com o município e muita vontade política para resolver, em parceria com o Executivo, os problemas do município. “Não brincamos de ser vereadores. Tentar o diálogo com o Executivo foi nossa primeira atitude, mas o prefeito não quis e não quer conversa com a Câmara”, salientou o presidente Carlos Alberto.

No mesmo espaço, a diretora da Escola, Suelene Maciel apresentou problemas apontados pela comunidade. Segundo ela, o bairro precisa de um Centro de Convivência para interação de crianças, jovens e adultos e atenção especial ao Córrego da Abscínia. “Somos um bairro muito populoso e com pouco cuidado do poder público. Sugiro que busquem recursos federais, e que atendam a esses pedidos da comunidade”, frisou.

A Sessão Itinerante no bairro Vila Nova foi requerida pela vereadora Jaciara Teixeira (PT). “Nosso objetivo a princípio era levar os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) até o legislativo municipal para participarem do Projeto Escola na Câmara, que visa aproximar o parlamento dos estudantes. Mas a impossibilidade de levar esses alunos até a Câmara durante o dia nos provocou a proposta de realizar na escola uma Itinerante e desta maneira, além de estar mais perto da comunidade, ainda proporcionamos aos estudantes um pouco de informação e conhecimento do que é um Poder Legislativo e quais de fato, são as atribuições de um vereador”, frisou Jaciara.

Proposições aprovadas

Das 20 indicações aprovadas na Sessão Itinerante do Vila Nova, 10 foram direcionadas para o bairro, todas solicitam ações do Executivo.

Ajalírio Caldeira (PHS) sugeriu a aquisição de uma ambulância para o bairro; Carlos Alberto Gomes Alves (PSB) pediu a instalação de banheiros químicos para atender comerciantes e clientes da Feira Livre e a construção de uma praça na área entre o campo Bom de Bola e a Unidade de Saúde; Doda Mendonça (PRB) indicou a implantação de um Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM), em tempo integral; Jaciara Teixeira (PT), autora do requerimento para realização de Itinerante no bairro, pediu a limpeza da área em torno da Unidade de Saúde; Jorge Recla (PTB) requereu a substituição das luminárias e lâmpadas da Avenida Brasil por outras a vapor metálico de 250 whatts; Paulo Chagas (PT) a criação e implementação do Programa Casa das Juventudes no antigo CEIM Amábile Zanelato Aquimquim; Francisco Amaro (PTdoB) a capina, limpeza das ruas e manutenção da iluminação pública. A implantação de um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) foi assinado pelos vereadores Paulo Chagas, Doda Mendonça e Jorge Recla.