de 2017. Transmissão ao vivo!

PÁGINA INICIAL

A CÂMARA

SECRETARIAS

COMISSÕES

OUVIDORIA

Busca

 

 

Notícias


 

12/05/2017

VEREADORES CONHECEM PROJETO DE DESSALINIZAÇÃO

Vereadores de São Mateus receberam na tarde de quinta-feira (11), engenheiros da Evermark Group, que apresentaram ao legislativo um projeto de dessalinização da água, por meio do sistema osmose reversa.

A proposta consiste na retirada de água do mar para tratamento em tanques. O modelo, inédito no Brasil, já é utilizado por diversos países europeus e está sendo cogitado para implantação também nas cidades de Vitória e Presidente Kenedy. “A falta de água doce é um problema mundial. Nosso projeto puxa a água salgada do mar e devolve a parte mais salgada. O que fica de cloreto é tratado nos tanques e com a observação de não provocar impacto ambiental”, frisou Ben Domingues, consultor de gestão e gerenciamento de resíduos da Evermark.

Domingues garantiu que a água do mar, depois de tratada, tem mais qualidade do que a de rios, que recebe impurezas diversas. Segundo ele, no estágio final do tratamento, a água que chega para distribuição é de qualidade Sabespa, a melhor da América Latina conforme informações do engenheiro.

A planta oferecida para São Mateus tem capacidade de produzir até 1.200m³ de água tratada por dia, água suficiente, segundo a Evermark, para abastecer todo município e ainda com capacidade para reservatório.

Os vereadores fizeram diversos questionamentos aos engenheiros da Evermark e o tema voltará a ser discutido em Audiência Pública, que será realizada pela Câmara de São Mateus no dia 26 de maio, no auditório do Sesc. “A Câmara quer colaborar com o Executivo e conhecer todas as alternativas possíveis que podem ser implantadas em São Mateus é função do parlamento. A dessalinização é uma delas e a proposta também será levada para conhecimento da população”, salientou o presidente da Câmara, Carlos Alberto Gomes Alves (PSB).

A implantação do projeto ainda não tem valor final. Na possibilidade do Executivo aceitar a proposta da Evermark, o prazo de implantação do sistema é de 85 dias.

 

 

Secretaria de Comunicação/CMSM

(27)3313-9057

 

 

 

Outras Notícias

   

 

Endereço:

Rua Dom José Dalvit, 100 - Blocos 11 e 12 Santo Antônio

São Mateus/ES - Cep: 29941-900

Expediente:

De segunda a sexta, das 8h às 18h Sessões: Terças a partir das 18h

(27) 3313-9080 // FAX: 3313-9055

© Copyright 2009/2017 - Todos os direitos reservados.

Conforme a lei nº 9.610/1998 Fica proibida a reprodução total ou parcial de dados e fotos deste portal