de 2017.

11/05/2017

MONSENHOR EDIVALTER É HOMENAGEADO PELA CÂMARA

A Câmara de Vereadores de São Mateus aprovou a Moção nº015/2017, que concedeu ao Monsenhor Edivalter Andrade, Voto de Congratulação pela nomeação a Bispo da Diocese de Floriano, no Piauí. A nomeação, feita pelo Papa Francisco, foi anunciada pelo Vaticano no dia 29 de março.

A autoria da Moção é do vereador Antônio Luiz Cardoso, Temperinho (PRTB). “Ficamos muito felizes com a nomeação do nosso querido Monsenhor Edivalter. Ele, que sempre se dedicou à igreja e às causas sociais, agora tem seu trabalho reconhecido pelo Papa com a elevação a Bispo. Perdemos uma grande referência da igreja católica em São Mateus mas temos a certeza de que em Floriano, Monsenhor Edivalter fará também um lindo trabalho e continuará escrevendo sua história de forma inquestionável”, disse Temperinho.

Monsenhor Edivalter tem um longo histórico de dedicação à igreja. No início de seu ministério atuou como vigário na paróquia de São Mateus. De 1990 a 2000, foi reitor no Seminário Maior da diocese de São Mateus, localizado em Carapina-Serra (ES). O presbítero atuou também como administrador paroquial na paróquia São Cipriano, em Jaguaré (ES), nos anos de 1997 a 2002. Foi coordenador diocesano de pastoral, pároco na paróquia São Mateus e ecônomo diocesano. Em 2014 foi nomeado Pároco da Paróquia São Francisco de Assis, localizada em Barra de São Francisco.

Monsenhor Edivalter também exerceu o posto de diretor da Rádio Kairós, no período de 2007 a 2013. Foi representante dos presbíteros e membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores. Em março de 2016, foi nomeado vigário geral da diocese de São Mateus pelo bispo diocesano, dom Paulo Bosi Dal’Bó e ainda presidiu a Cáritas Diocesana.

A nomeação do Monsenhor chega no momento em que a igreja celebra os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, o que torna, para o Monsenhor, a nomeação ainda mais gratificante. “Quero agradecer a esta Câmara e ao vereador Temperinho pela homenagem. Escrevemos nossa história até aqui com a colaboração de vocês e daqui para frente outros desafios serão colocados diante de nós e com a graça de Deus vamos honrar esta nomeação”, salientou. Monsenhor Edivalter disse que pretende atuar em Floriano na linha social, identificando os serviços já oferecidos e em parceria com pessoas e empresas que se dedicam a caridade.

Monsenhor Edivalter é natural de Barra de São Francisco e tem 54 anos de idade. É formado em Filosofia e Teologia pelo Instituto de Filosofia e Teologia da arquidiocese de Vitória (IFTAV) e foi ordenado padre em 1989. Sua Ordenação Episcopal será em Barra de São Francisco no dia 10 de Junho. Já a posse na Diocese de Floriano, no Piauí, será no dia 24 de junho.