02/05/2017

SALINIZAÇÃO DO RIO SÃO MATEUS SERÁ TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA

A Câmara quer saber como o Executivo está se preparando para enfrentar uma nova crise e quais são as medidas paliativas e definitivas para resolver o problema.

O alerta já foi emitido pelo Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Mateus. É preciso economizar água. Na maré alta, o teor de sal se aproxima dos 600 ppm na captação. Na residência do mateense começa a faltar água e a população volta a abastecer suas casas com água de poços artesianos, cedidos por vizinhos ou empresas.

Para debater com a sociedade esses e outros acontecimentos relacionados a salinização do Rio São Mateus e saber de que maneira o Poder Executivo está se preparando para enfrentar uma nova crise hídrica é que a Câmara de São Mateus aprovou a realização de uma Audiência Pública. O requerimento é de autoria do presidente da Casa, vereador Carlos Alberto Gomes Alves (PSB). “Em 2016 a população mateense viveu momentos muito difíceis e o sistema de abastecimento de água passou por um verdadeiro colapso. É preciso uma intervenção em regime de urgência com o objetivo de evitar uma nova crise”, frisou Carlos Alberto.

Ainda serão definidos data e local para realização da Audiência. “Nosso objetivo é reunir a população mateense, representantes dos Poderes Executivo e Judiciário, Ministérios Públicos Estadual e Federal. Será um debate aberto e amplo”, salientou.

O presidente ainda ressaltou que a salinização do rio sempre traz ao debate a possível venda ou concessão do Saae. Mas, segundo ele, este é um assunto que será discutido amplamente com a população. “Primeiro precisamos garantir que água doce continue chegando as residências. Esse processo de concessão é longo e não resolverá imediatamente o problema”, concluiu o presidente.