10/03/2017

VINTE E DUAS MULHERES FORAM HOMENAGEADAS EM SESSÃO SOLENE

Recepcionados pelo Jongo São Benedito e por uma exposição de mulheres artistas mateenses, a Câmara de Vereadores de São Mateus realizou na noite de quarta-feira (08) uma Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O evento, que aconteceu no Lions Clube, reuniu cerca de 300 pessoas entre homenageadas, convidados e mateenses que prestigiaram a Sessão.

A palestrante da noite, Sra. Iriny Lopes, destacou as adversidades enfrentadas pelas mulheres, inclusive a ausência de espaço igualitário no mercado de trabalho e a violência doméstica, que ainda é mais assustador que se imagina.

“Somos a força principal da economia, no entanto, não temos a possibilidade de ocupar os mesmos cargos de chefias dos homens. Apesar de já termos ampliado nossa presença no mercado de trabalho, ainda ganhamos 30% menos que os homens para exercer a mesma função”, ponderou.

Iriny, que é ex-deputada federal, ainda ressaltou que a maioria do eleitorado é composto por mulheres, no entanto apenas uma vereadora ocupa cadeira no legislativo municipal. “O ideal seria ser meio a meio de cadeiras na Câmara. Não queremos substituir e sim compartilhar uma atuação que pode ser tanto de homens quanto de mulheres”, completou.

A Sessão foi requerida pela vereadora Jaciara Teixeira (PT), que ressaltou a importância de debates que contribuem para a evolução da mulher no cenário internacional. “São momentos como estes que aproveitamos para iniciar uma reflexão e desenvolver, posteriormente, atividades constantes de discussão, planejamento e ações para que as mulheres consigam vencer todas as barreiras”, frisou.

Homenageadas

A entrega de títulos marcou a noite da Mulher. Entre uma homenagem e outra, momentos de emoção. Dra. Tânia Mara Silva Neves foi uma das homenageadas. Ela recebeu o título do presidente Carlos Alberto Gomes Alves (PSB) e com muita sabedoria, traçou o perfil da mulher brasileira. “Ela (a mulher) é a maior protagonista da família, mulher que sem estudar é a psicólogo quando seus filhos estão com problemas, que não precisou estudar mas que é a professora de seus filho, que não é médica mas que é a doutora quando do seu lar e a juíza quando precisa tomar uma decisão”, ressaltou.

Os vereadores destacaram a importância das homenageada, enaltecendo as características de cada uma que os levaram a apresentar os nomes para a aprovação dos Decretos Legislativos. “Fizemos uma festa bem singela, mas cumprimos nosso objetivo de homenagear essas mulheres que representam todas as mulheres de nosso município. Em 2018, realizaremos outro evento como este, e outras mulheres serão condecoradas pela Câmara de São Mateus”, garantiu o presidente.

Relação das mulheres homenageadas e autoria da proposta de Decreto Legislativo

* Maria das Graças de Oliveira Marques e Maria da Gloria de Jesus Oliveira, autoria do vereador Antônio Luiz Cardoso.

*  Ana Maria Nicolau Linhares Marciano e Clarice de Jesus Oliveira, autoria do vereador Francisco Amaro de Alencar Oliveira.

*  Maria José Moreira dos Santos e Maria Gorete Soares Souza, autoria do vereador Jorge Recla.

*  Leni Moraes Mendonça e Marli Maria de Oliveira Silva, autoria do vereador Doda Mendonça.

*  Tânia Mara Silva Neves e Jaciara Teixeira do Nascimento, autoria do vereador Carlos Alberto Gomes Alves.

*  Dejanira Ortolane da Silva e Maria das Graças Gonçalves Cardoso, autoria do vereador Aquiles Moreira da Silva.

*  Noemia Tomaz de Souza e Joselita dos Santos Nascimento, autoria do vereador Jozail Fugulim.

*  Maria Margaret Delazare Caliari e Olindina Serafim Nascimento, autoria da vereadora Jaciara Teixeira.

*  Castorina Pereira Barbosa da Rocha e Rosa Brinco de Azeredo, autoria do vereador Jerri Pereira.

*  Rosa dos Santos Alves e Marli Barboza de Oliveira, autoria do vereador Paulo Chagas.

*  Ivana Kapich Pereira e Maria Stelzer Sossae, autoria do vereador Ajalírio Caldeira.