24/02/2017

CRIAÇÃO DE GUARDA ARMADA É APROVADA PELA CÂMARA

A Câmara de Vereadores aprovou a indicação de nº 108/2017, de autoria do vereador Jorge Recla (PTB), que pede que o Executivo envie à Câmara, Projeto de Lei (PL) que disponha sobre a criação de Guarda Armada no município de São Mateus.

O vereador justificou a indicação afirmando que o atendimento do pedido tende a colaborar para a segurança em São Mateus, visto que os guardas municipais ser apresentam como uma alternativa à segurança pública no Brasil e, no caso de São Mateus, somaria forças com a Polícia Militar, que possui pequeno efetivo.

“A criação de uma Guarda Mu­ni­­cipal Armada é um dos poucos instrumentos mais efetivos que um prefeito pode adotar par ajudar no combate à criminalidade e na prevenção da violência em seu município”, frisou Jorginho ao destacar que caso o Executivo atenda sua solicitação, todos os servidores do futuro setor deverão passar por treinamento intensivo e o trabalho será realizado em parceria com as polícias civil e militar.

Em 2014, o governo federal sancionou o projeto de lei, que dá poder de polícia à Guarda Municipal (GM). A legislação determina um estatuto geral para todos os municípios do país que contam com a GM.